SANTANA DO ACARAÚ - CE.

Santana do Acaraú, cidade da região Noroeste Cearense, microrregião de Sobral. Banhada pelo rio Acaraú, foi fundada em 03/11/1862, está a 45m de altitude, distante 228 Km de Fortaleza e em 2007 o IBGE estima a sua população em 28.741 habitantes.

HISTÓRICO
Data da Criação: 03/11/1862.
Instalação: 27/06/1863.
Toponímia: Homenagem à padroeira.
Variação Toponímica: Curral Velho, Santana e Licânia.
Desmembrado de acaraú.
Padroeira: Nossa Senhora de Santana.
Dia: 26/07.

História: Suas origens remontam ao início do Século XVII e estão divididas em três fases distintas. A primeira relaciona-se com o que se poderia classificar de acidente de percurso, considerando o seu caráter de acidentalidade. A segunda, registrada pouco mais de um século após, vincula-se à primeira excepcionalidade na formação do reduto. E a terceira, já em pleno estado de funcionalidade, registra o agregamento de fazendeiros, colocando em atividade a segunda fase e formando a povoação que só teoricamente existia.
Evolução Política: Depois de chamar-se Olho d’água deu-se a elevação do povoado à categoria de Vila com a denominação de Curral Velho. Houve como instrumento de apoio a Lei Provincial nº 1.012, de 3 de novembro de 1862, ocorrendo sua instalação a 27 de junho de 1863, oportunidade em que se instalaram, também Câmara e Senado. Constam dessa primeira legislatura: 1) Luis Henrique de Oliveira Magalhães – Presidente; 2) Antônio Ferreira Gomes – Vereador; 3) Antônio Carneiro de Araújo – Vereador; 4) Raimundo Xavier Nogueira – Vereador; 5) Joaquim Gomes Carneiro – Juíz de órfãos; 6) João Adeodato Ferreira – Juíz de órfãos; 7) Vicente Casimiro Cavalcante – Procurador.
A elevação do Distrito à categoria de Município provém de Lei nº 1.740, de 30 de agosto de 1876, com a denominação de Santana.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial estão consignadas na prometida e edificada capela de Frei Cristóvão de Lisboa, tendo como executante o padre Antônio dos Santos Silveira. (1773/59). Pertencia inicialmente ao Curato da Caiçara, mesmo após a divisão deste com a Freguesia de Amontada, então vinculada ao Curato do Acaraú. Tornou-se Freguesia, segundo Lei Provincial nº 465, de 29 de agosto de 1848, sendo seu primeiro vigário o padre-encomendado Miguel Francisco da Frota e a ter como vigário-colado o padre Barreto, vigário do Crato. Na impossibilidade de assumir, Barreto deu procuração ao seu colega Francisco de Paula Menezes, vindo por morte do seu constituinte a transformar-se em vigário-colado, pelo menos até que o cargo fosse levado a concurso e se sagrasse vencedor o padre Francisco Xavier Nogueira.

GEOGRAFIA
Área: 1.017,7km².
Área(% em relação ao Estado): 0,74.
Altitude: 45m.
Latitude: 3°27’.
Longitude: 40°12’.
Mesorregião: Noroeste Cearense.
Microrregião: Sobral.
Limites: Norte – Morrinhos; Sul – Sobral; Leste – Itapipoca; Oeste – Massapê.
Distritos: João Cordeiro, Mutambeiras, Parapui, Sapo, Baia, Baixia Fria e Barro Preto.
Acidentes Geográficos: Rio Acaraú e Serra do Mucuripe.
Recursos Hídricos: Pluviometria ( a média anual é de 921mm)

Mapa de Santana do Acaraú
Fonte: Osmarina Queiroz

Fonte: Manoel Rosa Filho

BANDEIRA ATUAL  DE SANTANA DO ACARAÚ



A Bandeira do Município de Santana do Acaraú, nasceu da iniciativa da Sra. Terezinha Gomes Araújo, quando esta era primeira dama do Município na Gestão do seu esposo João Batista Arcanjo Prefeito Municipal.
O fato aconteceu por ocasião da realização da Feira dos municípios em Fortaleza, em que precisou expor a bandeira juntamente com os demais municípios presentes. Daí é que, em conjunto com a religiosa Irmã Sebastiana então Diretora do Centro Educacional Municipal João Cordeiro, com a ajuda do artista plástico Audifax Rios, a bandeira de Santana do Acaraú foi idealizada e confeccionada nas cores verde, amarelo azul e branco, contendo 5 listas verdes, 4 amarelas, um quadro de fundo branco na parte superior a esquerda com 5 estrelas de cor azul, representando os distritos rurais e o distrito-sede.
Atualmente (2002) a bandeira do Município foi atualizada por iniciativa da Secretária de Educação, Cultura e Desporto Francisca Eliane Sousa, obedecendo o mesmo formato e as cores, apenas aumentando o número de estrelas de 5 para 9 e colocadas em formato de círculo. O que também foi oficializada, já que a antiga bandeira não tinha legalização oficial.
Fonte: Audifax Rios


BANDEIRA ANTIGA  DE SANTANA DO ACARAÚ


HINO A SANTANA DO ACARAÚ            

Letra: Nicodemos Araújo                                                                                      

Deus te guarde, cidade bonita,
Não constante labor de tua gente!
Que prossigas na luta bendita,
Construindo um progresso crescente.

REFRÃO:
Salve, Santana do Acaraú.
Bela e querida de norte a sul.
Com teus anseios de evolução
Teus filhos todos sempre estarão.

Estes jovens – que são teu futuro
Hão de mais elevar-te na história.
Ei-los todos, em passo seguro,
No caminho feliz da vitória.
  
Salve, Santana do Acaraú, etc.

O teu povo, com amor e bom gosto,
Alinhou muito bem teu perfil,
Que, nas praças e ruas mais exposto,
Constituiu um primor do Brasil.
  
Salve, Santana do Acaraú, etc.

No trabalho e na paz permanente
Tenhas sempre esse teu progredir,
Que garante um ditoso presente.
Na esperança de um grande porvir.
 Salve, Santana do Acaraú, etc.
Fonte: Manoel Rosa Filho 





RAÍZES DA NOSSA HISTÓRIA - ORIGEM DE SANTANA DO ACARAÚ
JUSTIFICATIVA

Santana do Acaraú não surgiu por acaso. É fruto de um sonho, o sonho de Frei Cristóvão de Lisboa, que ao ser eleito para Custódio do Maranhão a cujo Estado se achava ligado o território do ceará, empreendeu viagem de missão, saindo de São Luiz no dia 13 de Maio de 1626. Ao chegar na região de Ibiapina foi acometido pela perseguição dos índios Tapuias que habitava nestas selvas. Ao ser livre dos ataques, depois de uma penosa noite de acompanhamento no serrote do Olho D’água, antes de prosseguir viagem após as orações, debruçado numa pedra, prometera erguer nesta localidade à margem direita do Rio das Garças ou Rio Acaracú (hoje rio Acaraú) na linguagem indígena (ninho de garça), uma capela sob a invocação de Senhora Sant’Ana.
A promessa de Frei Cristóvão de Lisboa, ficou gravada num manuscrito que ele mesmo escreveu, na madrugada do dia 16 de Junho de 1626 no amparo de sua equipe formada por 4 (quatro) padres e 25 (vinte e cinco) homens de armas.
Prosseguindo viagem, o missionário chega finalmente ao Fortim do Amparo, no dia 25 de junho. No dia seguinte seu primeiro ato foi o batizado de uma índia filha de Diogo Pinheiro Camarão e neta de Jacaúna que recebeu na pia batismal o nome de Mecejana, nome esse escolhido por seu pai numa grata homenagem ao lugar onde nasceu a 21 de junho de 1626, Aldeia Mecejana. Seus padrinhos foram: Martins Soares Moreno e Senhora Sant’Ana.
Mecejana a guardiã fiel e cristã
A Índia Mecejana depois de seu batismo permaneceu morando na aldeia que tinha seu nome, até os 22 anos de idade, quando ocorreu o falecimento de seu pai Diogo Pinheiro Camarão, e que antes de morrer chamou para junto de si a filha e com forte emoção, indicou onde estava um cabacinho enrolado com fios untado de resina onde dentro estava guardado o manuscrito que havia recebido das mãos do missionário Frei Cristóvão de Lisboa, contendo o teor da promessa de construir uma capela dedicada a Senhora Sant’Ana. Lhe disse o velho guerreiro já agonizante: “guarda contigo e espera até que seja nomeado o Ouvidor da Capitania e dar s esta relíquia o destino conveniente”.
Depois da morte de Camarão, a índia Mecejana foi levada pelo seu avô Jacaúna para a Taba dos Chefes Caciques, na Serra do Gagibi, no Rio Grande do Norte.
Palavras de Mecejana, que marcaram para sempre o destino de nossa História:
“... Ali vivi, e esperei, como mandou Camarão, até que houvesse Ouvidor nesta Capitania, para onde parti a 23 de agosto...”
Era o ano de 1723, nesta data tomou posse o 1º ouvidor José Mendes Machado, esse ouvidor e seu substituto não inspiraram confiança em Mecejana. Em agosto de 1724 é nomeado o 3º ouvidor Antônio Loureiro, o encontro entre Mecejana e o Ouvidor ocorre as margens de uma lagoa na cidade de Aquiraz.
“... Esperei e chegaste tu... A minha idade não me permite maior experiência, e já te procurava, quando o acaso neste lugar, que te pareceu encantado, me fez deparar contigo. Toma, pois, ó Ouvidor, este depósito que há 81 anos me foi entregue! Ele encerra talvez um tesouro... sê digno da confiança que me inspira...”

E a índia, já de pé, retirou-se ligeira como a corsa, desaparecendo da mata que se lhe fechou nas costas, e se foi para sempre, quando contava com seus 103 anos de idade, deixando ficar nas mãos daquela autoridade o manuscrito de Frei Cristóvão de Lisboa, o documento de constituição da cidade de Santana.
A construção da capela o cumprimento da promessa.
Muitas desavenças rolaram ao longo de 15 anos que o ouvidor recebeu o documento. Até que apareceu o Padre Antônio dos Santos Silveira e de posse do Manuscrito procurou executar o que se pedia no seu teor.
O sacerdote por diversas vezes leu com atenção até que se dispôs a cumprir o voto de Frei Cristóvão. Lutou e conseguiu a licença para a construção da Capela. Comprou meia légua de terra, e no local iniciou a construção do templo, de manhã do dia 9 de novembro de 1738, ficando a obra concluída no dia 31 de julho do ano seguinte, 1739.
No dia 10 de Agosto com o auxílio do Pe. Dionísio da Cunha Araújo, foi feita a cerimônia da benção da Capela e no dia 11 de agosto, quando ao longe se avistava, alva como a garça e risonha como a manhã ensolarada, a Capela de Senhora Sant’Ana do Olho D’Água, ostentava na solidão, no centro de um círculo de serrania. E foi então que a voz sonora do bronze sagrado, essa voz sempre cheia de recordações diversas, ressoou pela primeira vez no límpido céu Município e aconteceu a 1ª Missa.
Assim, o lugar foi sendo construído, a população foi aos poucos se formando, a história passo a passo foi acontecendo no decorrer de 379 anos desde a promessa do Frei Cristóvão de Lisboa, destacam-se as datas que citaremos: 29 de Agosto de 1848 – criação da Paróquia N. S. Sant’Ana. 03 de Novembro de 1862 – criação do Município. 29 de Agosto de 1948 – celebração do Centenário da Paróquia com a realização do Congresso Eucarístico Paroquial. 10 de Agosto de 1989 – celebração dos 250 anos da benção da Capela e 1ª Missa do Município.  29 de Agosto de 1998 – celebração do sesquicentenário da Paróquia. Dados Extraídos do Livro “O Município de Santana” de autoria desconhecida publicado no ano de 1923, pela tipografia Correio da Semana.
Santana já teve os seguintes nomes
01º Olho D’água das Almas e de Senhora Santana – Em homenagem ao Olho d’água do Serrote e Senhora Santa Ana.
02º Curral Velho – Nome de uma fazenda de propriedade do Padre Silveira, localizada nas proximidades do vilarejo.
03º Santana do Acaracú – Acaracú quer dizer na língua tupi guarani (ninho de garça)
04º Santana – Homenagem a Senhora Santa Ana
05º Licânia – Nome em tupi guarani que quer dizer oiticica planta muito comum na região e já foi fonte de riqueza vegetal.
06º Santana do Acaraú – Homenagem a Senhora Santa Ana e ao Rio que corta o município.
Distritos
Mutambeiras – 1833 - Sede do Município – 1862 - Parapuí – 1933 - Sapó e João Cordeiro – 1963
Baia, Baixa-Fria e Barro Preto – 1989 -Santa Rita – 2007
Localização Geográfica
O município de Santana do Acaraú está localizado na região noroeste do Estado do Ceará, na zona fisiografia do litoral – Micro Região 56 – do Baixo Acaraú e é banhada pelo rio de igual denominação a cuja margem direita está a sede municipal.
Distante 224 Km de Fortaleza, com duas opções de viagem: pelas rodovias CE 362 e BR 222, via Sobral e pelas rodovias: CE 178 e BR 402, via Morrinhos.
Está localizada a 40º13’ de longitude, 3º28’ de latitude e a 45,39m de altitude.
Limites 
As fronteiras do seu território tem a seguinte configuração: Ao norte: Morrinhos - Ao sul: Sobral - Ao leste: Miraíma - A oeste: Massapé e Senador Sá.
Superfície 
O território Municipal tem a extensão de 986 km²
Emancipação Política
O Município foi emancipado da Cidade de Acaraú no dia 03 de Novembro de 1862
População Geral

População IBGE 2010: 29.975 - População (2000): 26.198 -População urbana (2000): 12.454 - População rural (2000): 13.744 - Densidade demográfica (2000): 25,85 hab/km²
População Distritos / IBGE 2010


Santana do Acaraú – Sede 
15.328
Baia -
915
Baixa Fria -
3.630
Barro Preto -
758
João Cordeiro -
2.251
Mutambeiras -
2.919
Parapuí -
2.422
Sapó -
1.723
Economia
Pib (2004): R$ 43.877,24 milhões - Agropecuária: 30,25% - Indústria: 10,91% - Serviços: 58,84% - PIB per capita (2004): R$ 1.560,25 - Benefícios da Previdência Social (2004): R$ 13.982.732,35 - Bancos (2004): 1 agência - Vocação Econômica: algodão herbáceo sequeiro, produção de laticínio, conservas e sucos de frutas e hortaliças, bovinocultura corte semi-intensiva, caprino cultura corte e leite semi-intensiva, ovinocultura extensiva.
Clima
O clima é Semi-árido, com curta estação chuvosa. Caracteriza-se por apresentar elevadas temperaturas que variam de 23º até 32ºC.
Relevo, Solo e Vegetação
O município é sensível às situações de seca ou cheia devido às características do solo.
O revelo é constituído de solos originados principalmente do cristalino e são formados basicamente por brunos não cálcicos, solos planos com elevação rochosa, vermelho, amarelo, argiloso, arenoso e aluviões. Solos com grande potencial de aproveitamento agrícola.
Divisão por Zonas Administrativas Comunitárias – ZAC
Zona 01 – Sede - Zona 02 – Barro Preto - Zona 03 – Santa Rita - Zona 04 - Mutambeiras - Zona 05 - Sapó - Zona 06 - Parapuí - Zona 07 – Baixa-Fria - Zona 08 - Baia - Zona 09 – João Cordeiro - Zona 10 – João Cordeiro
Prefeitos

1 - Luiz Henrique de Oliveira Magalhães - 1886 - 2 - Domingues Marques Franquelino - 1890 
3 - Francisco Carneiro - 1894 - 4 - José Carneiro de Messias - 1898 
5 - Virgílio Ribeiro - 1902 - 7 - Manoel Lúcio Carneiro da Costa - 1906
8 - Francisco Carneiro Araújo - 1910 - 9 - Miguel Nogueira Borges - 1914 
10- João Batista de Araújo Vasconcelos - 1918 - 11- João Crisóstomo Frota - 1922 
12- Mário Ribeiro - 1926 - 13- Pedro Celso Arcanjo - 1930 
14- José Joaquim Soares - 1934 - 15- João Batista Alves - 1938 
16- João Alfredo de Araújo - 1942 - 17- João Adeodato de Vasconcelos - 1946 
18- Antônio Cláudio de Araújo - 1950 - 19- Raimundo Ademar Magalhães 1951 
20- Francisco Nogueira Borges - 1952 - 21- José Osmar Carneiro - 1954 
22- Gerardo Araújo - 1956 - 23- Francisco das Chagas de Vasconcelos - 1958 
24- José Ananias Vasconcelos - 1962 - 25- Raimundo Nazion de Aguiar - 1966 
26- José Cirineu de Menezes - 1970 -27- José Ananias Vasconcelos - 1974 
28- João Batista Arcanjo - 1978 - 29- Maria do Socorro de Vasconcelos Carneiro - 1982 
30- João Ananias de Vasconcelos Neto - 1988 -31- José Ari Fonteles - 1992 
32- João Ananias Vasconcelos Neto - 1996 - 33- José Aldenir Farias - 2000 
34- Antônio de Pádua Arcanjo (Prefeito por dez meses após a cassação do mandato eletivo de seu antecessor) - 2003 - 35- Antônio de Pádua Arcanjo - 2004 
36- José Maria Sabino - 2008  - 37- Roberto Carlos Farias - 2011 - 38- Antônio Helder Arcanjo - 2012 
Vereadores

IMAGENS CEDIDAS PELO NOSSO AMIGO 
TADEU MONTEIRO LIRA














































 
Vultos Ilustres
Santana do Acaraú, desde os seus primórdios tem se constituído num viveiro de homens e mulheres ilustres. Este tradicional município cortado pelas águas do Rio Acaraú, tem dado ao Ceará e ao Brasil numerosas personalidades ilustres, seja pela sua cultura, ou pela sua projeção nos meios administrativos e políticos do país, assim como pelo seu trabalho e sua lealdade aos superiores interesses de sua terra e de seu povo.
Destacamos como figuras ilustres do passado que continuam iluminando com seus feitos a nossa memória:

Presidentes de Província do Ceará (atual cargo de Governador)
João Cordeiro (o general da Abolição) - José Mariano de Albuquerque Cavalcante
Senador da República
João Cordeiro
Senador Estadual
José Mendes Pereira de Vasconcelos
Deputados Federais
José Mariano de Albuquerque Cavalcante - João Cordeiro - Cel. Joaquim Guilhermino Maria da Costa Cisne - Dr. José Mendes Pereira de Vasconcelos - Dr. Francisco das Chagas Vasconcelos - Dr. João Ananias Vasconcelos Neto
Deputados Estaduais
Pe. Francisco Theótime de Maria Vasconcelos - Dr. Francisco Ferreira da Ponte (Presidente da Assembleia e Governador do Estado Interino) -Cel. Joaquim Guilhermino Maria da Costa Cisne - José de Paula Ribeiro PessoaPe. José Arimatéia Cisne - José Lourenço de Araújo - Manoel Messias Carneiro - Manoel Joaquim de Souza Vasconcelos - Manoel Pinto Brandão Vasconcelos - Dr. Francisco das Chagas Vasconcelos - Dr. Francisco Ivo Vasconcelos -Dr. José Arcanjo Neto (Assumiu como Suplente) - Dr. João Ananias Vasconcelos Neto
Escritores
Manoel Dias Pereira Mendes de Vasconcelos - Inácio Ribeiro Pessoa - Hélio de Souza Melo - Caio Porfirio Carneiro - Dinorá Tomás Ramos - José Alcides Pinto - José Adirson de Vasconcelos - Audifax Rios - José Fernandes Pontes - José Airton de Farias e outros contemporâneos onde destaca-se a revelação de Luis Carlos de Souza com o livro Olho D’água em preparação para lançamento. 
Magistrados
 Dr. Eduardo Dias Nogueira  -   Dr. Francisco Ferreira da Ponte  -  Dr. Inácio Ribeiro Ramos - Dr. João Gualberto Pereira de Vasconcelos  -  Dr. José Mendes Pereira de Vasconcelos  - Dr. Manoel Pinto Brandão de Vasconcelos  -  Dr. Antônio Helder Thomaz  -  Dr. Manoel Cefas Thomaz  e outros.
Sacerdotes (Padres) Filhos de Santana

Pe. Custódio Arcanjo de Vasconcelos  -  Pe. Francisco Araken da Frota   - Pe. Francisco Theótime de Maria Vasconcelos  -  Pe. Herculano Bernardino Ferreira Gomes  -  Pe. João Augusto da Frota  -   Pe. João Evangelista AlvesPe. Joaquim Severiano de Vasconcelos  -  Pe. José Arimatéia Cisne  - Pe. José Gerardo Ferreira Gomes  - Pe. José Joaquim Carneiro da Frota  - Pe. José Juvencio de Andrade  -  Pe. José Salviano de Maria Vasconcelos  -  Pe. José Tuan Ponte Carneiro  - Pe. Manoel Francisco da Frota  -  Pe. Miguel Francisco da Frota  - Frei Marcelo Maria de Santana  -  Frei Sebastião da Veiga TomásFrei Sebastião Luiz Tomás  -  Frei José Romeu de Araújo - Frei João Alberto de Araújo  -  Frei Acácio Ponte  -  Pe. João Batista Ribeiro  -  Pe. Raimundo Teles Gomes  -  Pe. Raimundo Gomes Frota  -  Pe. Francisco das Chagas Ponte  -  Pe. José Ataídes de Araújo  -  Pe. José Valter Costa  -  Pe. José Maria Costa.
Médicos

Amâncio Filomeno Gomes  - Antonio Arismenes Gomes  - Grijalba Soares  - Gerardo Jorge Vasconcelos  - Joaquim Adauto Araújo  - Joaquim Anselmo Nogueira  - José Desdedir de Vasconcelos  - José Nicodemos Cisne  - José Osvaldo Soares  - José Wilson Acioli  - Francisco Ivo Vasconcelos - Gerardo Magela Fonteles  - João Ananias Vasconcelos Neto  - Maria José Arcanjo Vasconcelos - José Helder Vasconcelos  - José Ari Fonteles - Ana Catarina Arcanjo  - José Arcanjo Neto  - José Fernandes Ponte  - Raimundo Nonato Araújo  - José Maria Arcanjo  - José Patriarca Neto  - José Mermógenes Lopes  - Francisco Sávio Alves Arcanjo  - Maria Lenir do Monte  - Tereza de Jesus Estanislau  - Maria da Conceição Alves Vasconcelos  - Antônio Ednardo Souza  - Cícero Gigliane Bezerra Saraiva  -  Marcos Rodrigues Cordeiro muitos outros – Santana é a cidade que mais forma médicos no Brasil a lista ultrapassa o nº de 200 entre eles dois com formatura em CUBA (um formado e outra em formação) que possui a melhor escola de medicina do mundo.
Bacharéis em Direito 

 Antonio Helder Tomaz  - Antonio Pompeu de Araújo -  Antonio de Assis Araújo Vasconcelos  -  Ana Bernadete Sousa   - Dinorá Tomás Ramos  -  Eduardo Dias Nogueira  - Francisco das Chagas Vasconcelos  -  Francisco Ferreira da Ponte  - Inácio Ribeiro Pessoa - José Israel Cisne -  José de Paula Ribeiro Pessoa - José Gualberto Pereira de Souza -  José Mauricio Carneiro  - Antônio Lourenço Tomás Arcanjo - José Expedito Tomás Arcanjo - Ana Alice Vasconcelos - José Humberto Carneiro  -  Livino Pinto Brandão  -   Manoel Dias Pereira de Vasconcelos - Manoel Pinto Brandão de Vasconcelos - Raimundo Alves Carneiro - José Narcélio Araújo e  outro...

Engenheiros

Antonio Epaminondas da Frota  -  Francisco Moacir de Vasconcelos  -  Francisco Edir Carneiro 
Maria do Socorro Vasconcelos Carneiro  -  Francisco Cialdine Frota Carneiro 
José Aires de Souza  -  Jossí Onazy Lima -  José Carneiro da Ponte  -  Joaquim Farias Neto  -  Paulo Tarcisio Cavalcante  -  Wilson Norões Milfont Junior  -  José Maria Arcanjo Alves - Francisco Arcanjo Alves   -  Francisco das Chagas de Vasconcelos e outros...
Odontólogos  
Francisco Wilson Vasconcelos  -  Francisco Rogério Cavalcante - João Ananias Vasconcelos  -   João Helder Alves Arcanjo  -  João Batista Carneiro  - Pedro Frederico de Araújo Pontes  -  Pedro Juarez Cavalcante  -  Luiz Augusto Cavalcante  -  Rejane Maria Pereira  -  Adriana Herleila Lopes  -  Luiz Carlos Alves Arcanjo  - José Edson Alves Junior -  Antonio Gomes Neto e outro...
Agrônomos 

 Sandra Maria Farias  -  Alinda Herbenia Lopes  -  Francisco Lucio Tomas Arcanjo  -  Fernando Antonio Vasconcelos Mendes  -  José Maria Araújo - Antônio de Pádua Arcanjo  -  Francisco Auricélio Ponte  -  Maria da Glória Vasconcelos  -  Raimundo Teles de Menezes  -  Antônio Rodrigues Magalhães  e outros.
Veterinários
Francisco Helder Lopes -Natanael Canafistula Alves e outros 
Fonte: Manoel Rosa Filho




Pintura de Audifax Rios




Rio Acaraú – Contribuições Sociais

O Rio Acaraú deveria ser uma das maiores contribuições sociais do nosso município, no entanto há pouca exploração nesse sentido, faltam opções para o lazer com segurança. Um dos grandes projetos que poderia ser viabilizado junto ao Acaraú, seria a urbanização das margens do rio, principalmente o trecho que passa na cidade próximo a ponte sobre o rio.
Atualmente as únicas opções de lazer que o rio oferece são: as poucas barracas que ainda resistem no local, a pesca artesanal, que para muitos ainda é uma grande opção de lazer nos fins de semana além de práticas esportivas como: futebol de areia e vôlei. Durante os festejos de julho e no carnaval, quando o inverno não vem mais cedo, o rio é uma das principais atrações de lazer para santanenses e visitantes. O rio ainda é utilizado por muitas donas de casa para a lavagem de roupa, diariamente dezenas de lavadeiras enfeitam as margens direita e esquerda do rio com suas roupas coradas ao sol.
Como a maioria dos rios brasileiros, nosso Acaraú também sofre com a poluição, as pessoas usam o rio e jogam além de lixo, o esgoto da cidade acaba indo para o leito do nosso Acaraú, quando o rio acumula muita sujeira, principalmente nos períodos de festa é feito um mutirão envolvendo estudantes e segmentos da sociedade para fazer a limpeza do mesmo.
O rio Acaraú deve ser observado pelos gestores das políticas públicas sociais dos municípios banhados pelo rio e pelo Governo Estadual e Federal, se isso acontecer, podemos ter uma das maiores opções de lazer e entretenimento do Estado, a exemplo do que acontece atualmente com outros rios brasileiros.
HISTÓRICO SOBRE O RIO ACARAÚ

O Rio Acaraú é um rio brasileiro que banha o Estado do Ceará, ficando situado na parte norte do Estado. A origem do topônimo Acaraú é indígena, sendo resultado da fusão de "Acará" (Garça) e "Hu" (Água), significando, portanto, “Rio das Garças” (Paulinho Nogueira).Teria habitado às margens desse rio o grupo indígena brasileiro chamado Camamus, atualmente extinto.
Sua nascente está localizada em Monsenhor Tabosa na Serra das Matas, além de Santana do Acaraú, banha mais dezessete municípios até desaguar no Oceano Atlântico em Acaraú. Sua bacia hidrográfica abrange um total 27 municípios numa área de 14.500 km², o que representa aproximadamente 10% da área do Estado. Nesta bacia estão construídos alguns dos mais importantes açudes cearenses: o Edson Queiroz, em Santa Quitéria, o Forquilha, em município do mesmo nome, o Aires de Sousa (ou Jaibaras), em Sobral, além do Paulo Sarasate (ou Araras), cuja barragem está localizada no limite dos municípios de Varjota, Pires Ferreira e Santa Quitéria.
O Rio Acaraú com o curso de 320 km, segundo outras fontes nasce na Serra do Machado, em Itatira. Lança-se no oceano Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. A sua bacia hidrográfica é calculada em 14.500 km² e banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz , Acaraú entre outras.
Enchentes - O Rio Acaraú é a principal fonte de água dos moradores das cidades banhadas pelo mesmo, perenizado desde o ano de 1958, quando foi inaugurado pelo Presidente Juscelino Kubitschek o Açude Paulo Sarasate (ARARAS), o Acaraú sofreu grandes transformações, já foi um rio navegável e nos anos de grandes períodos invernosos torna-se uma ameaça para as famílias que moram nas cidades que ficam em suas margens, principalmente as ribeirinhas.
Em Santana do Acaraú já houve nos últimos 35 anos três grandes enchentes em 1974, 1984 e 2009.
No ano de 2009 milhares de pessoas foram afetadas pelas águas do Acaraú, além de outras milhares que foram atingidas pelas enxurradas na Zona Rural. As famílias que residem nos bairros: Ilha Amarela, Lagoa e Alto da Liberdade são as mais atingidas, no entanto em 2009 as águas atingiram o centro da cidade, a Rua Dr. Manoel Joaquim, João Arcanjo de Maria, Nonato Arcanjo e Avenida São João.
O problema das enchentes pode ser amenizado com um melhor ordenamento urbano, removendo definitivamente as famílias das áreas de risco e transformando essas áreas em opções de lazer e entretenimento.

Fonte: Manoel Rosa Filho



A Paróquia - Os VigáriOS (Padres)

Pe Miguel Francisco da Frota - Primeiro vigário encomendado de Santana do Acaraú em 1849


Filho do tenente-coronel Ignácio Gomes da Frota e Ana Joaquina de Vasconcelos, nasceu em Santana do Acaraú, no dia 18 de março de 1816 (era tio de D. Jerônimo Tomé da Silva e tio-avô de D. José, do Pe. Antônio Tomás, do Pe. Araken e de Mons. Arnóbio).


Ordenou-se no Seminário de Olinda. Desempenhou as seguintes funções: pró-pároco de Sobral, de 1842-1845; vigário encomendado de Sobral, de 1845-1847;; vigário encomendado do Icó, de 1850-1854, ali sucedendo o Pe. Fco. Xavier Nogueira, que depois seria vigário colado de Santana; vigário em Fortaleza, de 1865-1872.


Em Icó, por ocasião da epidemia da cólera, em 1862, prestou grandes serviços na administração dos sacramentos. Quando passou a tormenta no Icó e rebentou na vila da Telha, distante 10 léguas, se prontificou a socorrer os habitantes daquela Freguezia, que estavam morrendo sem os recursos espirituais. Seu zelo e dedicação aos enfermos receberam os elogios do Presidente da Província, José Bento, que o julgava, por isso, merecedor da insígnia de Cavaleiro da Ordem de Cristo ou de Oficial da Rosa.  Morreu em 1882, na Bahia. 


Pe Francisco de Paula Meneses
Pe Francisco de Paula Menezes nasceu em Sobral, no ano de 1821, sendo batizado no dia 15 de abril deste mesmo ano. Sua mãe, Jerônima Maria, era índia e seu pai desconhecido.
Ingressou no Seminário de Olinda em 1843 e deve tê-lo feito com o auxilio de algum padrinho ou tutor abastado, pois era matriculado como pensionista neste referido Seminário.
Ordenou-se em 1846, na catedral de Olinda. Em 1897, retornou a Sobral para auxiliar o vigário na Serra da Meruoca.
Em 1849 foi nomeado vigário encomendado de Santana do Acaraú. Com a posse do Pe Francisco Xavier Nogueira, continuou a residir em Santana, como auxiliar, até 1858. De 1859-1865, residiu em Quixeramobim, na função de cooperador do Côn. Antônio Pinto Mendonça. Faleceu em Quixeramobim aos 19 de julho de 1865. 
Pe Francisco Xavier Nogueira
Filho de Francisco Xavier Nogueira e Maria das Graças Nogueira, nasceu em Fortaleza, no dia 25 de março de 1825. Ordenou-se em Pernambuco, em 1847. 

Atividades: foi vigário de Icó de 1849-1850; vigário colado de Santana do Acaraú de 15 de setembro de 1851 (tomou posse apenas em 1852) a 20 de julho 1898; aqui, entre outras ações, dirigiu a construção da ponte sobre a Lagoa da Caridade (São João), em 1877; vereador à câmara de Fortaleza, em 1851; Cavaleiro da Ordem de Cristo; administrou do Ceará interinamente por mais de 16 anos; presidente da Assembléia Provincial; deputado provincial em 10 legislaturas.

O governo imperial fez-lhe mercê por serviços prestados à causa pública e à religião, em 1871. Era dotado de grande cultura. Fez brilhante papel na Assembléia, da qual foi presidente em várias legislaturas, o que demonstra o seu prestígio realmente sólido, talvez, um dos maiores do seu tempo. Faleceu em Santana, em 20 de julho de 1898, sendo sepultado na Matriz desta cidade.
   
Pe. Francisco Theótime de Vasconcelos


Filho de José Inácio de Vasconcelos e de Rosa Maria da Conceição, nasceu em Santana do Acaraú, no dia 15/02/1845.

Ordenou-se padre no dia 15/01/1871. Atividades: vigário de Pentecoste, de 1871-1872; vigário cooperador em Santana do Acaraú, de 1872-1885; vigário de Ibiapina, de 1885-1886; deputado provincial, de 1884-1885; Na Assembléia Provincial era conhecido por seus discursos acalorados na defesa da religião e dos direitos de suas paróquias.


Voltando a residir em Santana em 1896, ficou exercendo, mais uma vez, a função de cooperador até 1898, quando então assumiu o posto de vigário, missão que desempenhou com ardor até 13 de dezembro de 1912. No tempo em que foi vigário, teve como feitos importantes a reconstrução da capela de São Manuel do Marco, a construção da capela de N. Sra. do Perpétuo Socorro de Acaraú-Mirim e a de N. Sra do Carmo, em Aiuá.

Faleceu em 9 de julho de 1915, sendo sepultado na Matriz de Senhora Sant’Ana.


 
Pe Joaquim Severiano de Vasconcelos



Filho de Vicente Severiano de Vasconcelos e de sua segunda mulher, Maria da Glória Lourenço, nasceu em Santana do Acaraú, no dia 07/08/1872.
Ordenou-se sacerdote em 30/11/1895, na capela da Prainha, pelas mãos de D. Joaquim José Vieira, celebrando nela sua primeira missa. Atividades: lente do seminário de Fortaleza, em 1895; lente do seminário do Crato, de 1896-1902, onde também foi cooperador do vigário, o Pe Quintino Rodrigues, em 1899; cooperador do Pe Antônio Tomás, em Acaraú, de 1903-1905; vigário de Ibiapina, de 1906-1912; nomeado vigário de Santana a 13/12/1912, onde esteve até março de 1915 (aqui empreendeu uma grande reforma na Igreja Matriz); lente do seminário de Fortaleza, de 1915-1918; primeiro diretor do Colégio Diocesano Sobralense, em 1919; vigário de Meruoca, de 1921-1923; vigário de Messejana, de 1924-1931; capelão do Leprosário Antônio Diogo, de 1932-1940. Era um sacerdote culto, piedoso e de virtudes primorosas. Faleceu a 13/02/1940, após 8 anos de amor e cuidados espirituais incansáveis aos leprosos esquecidos e marginalizados. 
 
Pe Custódio Arcanjo de Vasconcelos
 Filho de José Firmino de Vasconcelos e Bárbara Especiosa de Maria, nasceu em Santana do Acaraú, no dia 16 de janeiro de 1878.
Matriculou-se no Seminário da Bahia em 1894, tendo sido ordenado sacerdote por D. Jerônimo Tomé da Silva, no dia 29 de setembro de 1901.
Logo após sua ordenação veio ao Ceará visitar seus familiares e demorou-se alguns meses em Camocim. De volta à Bahia assumiu o paroquiato da freguesia de N. Sra. da Conceição do Mundo Novo, na qual permaneceu até o final de 1905. Retornando ao Ceará no final desse ano, foi nomeado vigário de Meruoca, a 20 de janeiro de 1906, onde permaneceu até 10 de abril de 1913.
Pe Custódio passou o resto de sua vida em sua terra natal, Santana do Acaraú, de onde foi nomeado vigário em 1916, por D. José Tupinambá da Frota. Permaneceu neste cargo até o dia 18 de novembro de 1919, quando faleceu repentinamente, vítima de colapso cardíaco. Aqui foi sempre benquisto pelo povo por causa de seu desprendimento e de seu incansável espírito de caridade.

Pe Francisco Arakén da Frota
Filho de Manoel Lucio Carneiro da Frota e de Úrsula Amélia da Frota, nasceu em Santana do Acaraú, no dia 27 de junho de 1894.
Foi ordenado sacerdote no dia 04 de janeiro de 1920, na Igreja Matriz de Santana, por seu primo, D. José Tupinambá da Frota. Cantou sua primeira missa a 06 de janeiro. Aos 22 de agosto de 1920, assumiu, na condição de vigário, a Paróquia de Sant’Ana. No seu paroquiato, construiu as capelas de Bom Jesus, Sitio Alegre e Serrota dos Aguiar. Fundou a Pia União das filhas de Maria, a Congregação Mariana de Moços, a Cruzada Eucarística Infantil, a Irmandade de São José, e reorganizou o Apostolado da Oração, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e a Catequese.
Depois de 24 anos e meio à frente desta paróquia, entregou o cargo de vigário ao Pe Luis Mendes Frota, aos 25 de janeiro de 1945. Continuou, porém, a morar em Santana, colaborando com os serviços paroquiais. Sempre celebrava a missa pela manhã e, à tarde, visitava o Santíssimo Sacramento e atendia confissões. Faleceu a 05 de setembro de 1969.

Pe Luis Mendes Frota

Filho de Francisco Gomes da Frota Júnior e Maria Gervis Mendes da Frota, nasceu em Sobral, no dia 10 de setembro de 1918.
Ingressou no Seminário Menor de Sobral em fevereiro de 1931. Cursou Humanidades até dezembro de 1935. Em fevereiro de 1936, matricula-se no Seminário Maior de Fortaleza, onde concluiu os cursos de filosofia e teologia. Ordenou-se sacerdote em Sobral no dia 25 de outubro de 1942.
Atividades: depois de ordenado, foi vigário em Reriutaba; em Santana foi vigário de 1945-1947 e aqui empreendeu muitas obras: reformou o cemitério velho, ampliou o educandário, fundou o jornal “A Defesa”, reformou a capela de São João e a Igreja Matriz. Ao sair de Santana, foi vigário em Tamboril. Depois deixou o ministério e fixou-se em Feira de Santana, na Bahia. Faleceu em Amargosa-BA, no dia 11 de abril de 1983.

Monsenhor Joviniano Loiola Sampaio

Filho de Francisco Rodrigues Sampaio e Maria Inácia Loiola, nasceu em Independência, no dia 28 de outubro de 1917.
Estudos: o primário em Novo Oriente, o curso secundário no Seminário Diocesano São José de Sobral e o curso superior de Filosofia e Teologia no seminário Provincial de Fortaleza. Recebeu a sagrada ordem presbiteral aos 25/10/1942 das mãos de D. José Tupinambá da Frota, na Catedral de Sobral. Celebrou sua 1ª missa na Matriz de Bela Cruz.
Atividades: vigário de Santana por duas ocasiões: de 16/11/1947-31/01/1949: marca esta sua primeira passagem por Santana a realização do Congresso Eucarístico, celebrado por ocasião do centenário da paróquia, em 1948; de 11/02/1951-27/07/1965: entre outras realizações, comprou do Cel. João Batista de A. Vasconcelos o prédio do atual Patronato Sant’Ana e trouxe para lá as irmãs filhas de Sant’Ana, bem como deu início à construção dos dois braços da matriz. Foi ainda: professor, diretor espiritual, ecônomo e regente da Scholla Cantorum do Seminário São José; diretor da Cáritas; vigário de Coreaú; diretor e professor da Faculdade de Filosofia em Sobral; vigário geral da diocese; gostava de música e era harmonista. Foi agraciado por seus trabalhos com o título de Monsenhor em 1992. Faleceu em Sobral aos 07/04/1997.

Pe Joaquim Arnóbio de Andrade

Filho de Joaquim Anselmo de Andrade e Maria da Penha Sousa Andrade, nasceu em Massapé, no dia 26 de abril de 1915.
Após estudos preliminares, matriculou-se no Seminário São José de Sobral, iniciando os estudos preparatórios, destacando-se no cultivo das línguas, principalmente em Latim e em Francês. Concluindo curso preparatório, transferiu-se para o Seminário Maior de Fortaleza, onde fez Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote aos 20 de novembro de 1938, por D. José Tupinambá da Frota.
Atividades: diretor espiritual e ecônomo do Seminário; capelão do Colégio Sant’Ana de Sobral; professor do Colégio Sobralense e diretor diocesano da Catequese e, pelo espaço de um ano, vigário da Paróquia de Santana do Acaraú (de 02/02/1950-janeiro/1951).
Em 1957, concretizou o seu grande ardor pela causa evangélica, fundando a Congregação das Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, cujo carisma é sintetizado no slogan: Amor/reparação/ evangelização.
Em 1964, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Sobral. Faleceu em Fortaleza, aos 2 de abril de 1985. Sepultado na Igreja de Menino Deus em Sobral, no dia seguinte. Foi vitima de câncer renal.  
Cônego Francisco José Aragão e Silva
Filho de Antônio Cícero Silva e de Anísia Aragão e Silva, nasceu em Fortaleza (mas se criou no Ipu), no dia 20 de setembro de 1938.
Estudos: em 1951 ingressou no Seminário Diocesano de Sobral, onde iniciou os seus estudos voltados para o sacerdócio, vindo a conclui-los no Seminário Central Imaculada Conceição, em Ipiranga-SP; depois de padre, visando aprimorar a sua formação, fez diversos outros cursos no Brasil e no exterior.
No dia 10 de janeiro de 1964 foi ordenado presbítero, na Igreja Matriz de Ipu, por D. Antônio Fragoso, bispo de Crateús. Dias depois, foi enviado para a Paróquia de Sant’Ana para trabalhar cooperando  com o Pe Joviniano. Seis meses depois, a 01 de agosto de 1965, assumiu, na condição de pároco, a condução desta paróquia, onde permaneceu durante 33 anos.
Atividades: no decorrer do seu longo paroquiato, trabalhou em várias frentes: além da pastoral, teve forte atuação na área da educação, exercendo o magistério em várias escolas desta cidade, ajudando, inclusive, na fundação de uma delas, o Centro Educacional João Cordeiro, da qual foi o primeiro diretor; foi ainda professor da UVA e diretor da Escola Nazaré Severiano. No campo social, entre outros feitos, encabeçou a construção do conjunto Habitacional Luíza Távora.
Por problemas de saúde, foi impedido de continuar à frente da paróquia. Mesmo afastado de suas funções, continuou em Santana. Faleceu no dia 12 de junho de 2004.



Pe José Inácio Avelino

Filho de João Avelino da Silva e Inácia Narcisa Silveira da Silva, nasceu em Sobral, no dia 23 de junho de 1959. Foi batizado em 8 de julho de 1959.
Estudos: primeiras letras, na Escola Trajano de Medeiros. Curso primário na Escola Jardim de Iracema, em Fortaleza. O secundário, começou no Ginásio São Francisco, em Juazeiro do Norte, e concluiu no Centro Educacional João Pontes, em Fortaleza. O segundo grau, no Colégio Estadual Dom José Tupinambá, em Sobral. Ingressou no Seminário São José de Sobral, 1988. Em 1989, iniciou a Filosofia no Seminário Maior de Fortaleza. Em 1991, começou a Teologia, no mesmo Seminário.
No dia 7 de julho de 1995, foi ordenado diácono, em Sobral, por D. Walfrido Teixeira Vieira. Em 16 de dezembro do mesmo ano, deu-se a sua ordenação presbiteral, também por D. Walfrido, em Sobral.
Atividades pastorais: vigário paroquial da igreja do Patrocínio, em Sobral e orientador espiritual do Seminário de Sobral. Depois foi nomeado administrador paroquial de Santana do Acaraú, por um ano, de novembro de 1998 a novembro de 1999. Em seguida, foi nomeado administrador paroquial de Jijoca por dois anos. Em 2002, foi cura provisório da Paróquia de Aracatiaçu-Ce. Atualmente, é cooperador na paróquia de Coreaú.

Pe João Jesuíno Marques


Filho de Venâncio Jesuíno Marques e Cecília Maria da Conceição, nasceu em Santana do Acaraú, no dia 17 de junho de 1958.
Estudos: Fez seu primário e ginásio em Santana do Acaraú-Ce, no período de 1973- 1979, na Escola de 1º. Grau José Joaquim Soares e no Centro Educacional João Cordeiro, respectivamente. Cursou o científico no Colégio Estadual D. José e Colégio Sobralense, em Sobral. É Licenciado em Filosofia e em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral do Ceará e Universidade Estadual do Ceará, no período de 1983-1988; possui curso de especialização em Filosofia e Epistemologia da Psicologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Fez vários outros cursos.
Foi ordenado por D. Walfrido Teixeira Vieira a 6 de janeiro de 1990, na igreja matriz de Santana do Acaraú.
Atividades: professor da Escola de 1º e 2º Graus Francisco Aguiar, em Aracatiaçu-Sobral-CE, de 1993-1995, e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, Taperuaba-Sobral-Ce, em 1998; vice-reitor do Seminário Menor São José, Sobral-Ce, de 1989-1990; vigário paroquial da Paróquia de N. Sra de Patrocínio, Sobral-Ce, de 1990-1992; professor do Instituto de Teologia e Pastoral de Sobral, em 1991; pároco da Paróquia de Santo Antônio de Aracatiaçu, de 1993-1999; vigário episcopal da região sede, de 1997-1999; administrador paroquial da Paróquia de Sant’Ana de 03/12/1999-16/032002; pároco da Paróquia de N. Sra da Conceição, em Hidrolândia. Atualmente exerce a função de vigário paroquial da paróquia de N. Sra. da Conceição, em Acaraú, onde também é diretor de uma escola.


Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha
Filho de Raimundo Magalhães e de Maria Benedita Rocha,, nasceu na Fazenda Bom Sucesso , município de Acaraú, aos 17/10/1940. Em 1947 mudou-se com sua família para o distrito de Bela Cruz, onde iniciou seus estudos.
de Bela Cruz, onde iniciou seus estudos.
Em 1952, ingressou no Seminário São José de Sobral, onde terminou o primário e concluiu os cursos ginasial e clássico. Em 1960, iniciou o curso de filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza, vindo a concluí-lo em Olinda - PE. Onde também estudou os 4 anos de Teologia.
Aos 4 de Agosto de 1968, na Matriz de Bela Cruz, foi ordenado sacerdote, por D. Francisco Austragésilo, bispo da Diocese de afogados da Ingazeira, para onde transferiu-se e onde exerceria grande parte do seu ministério sacerdotal.
Afeito à comunicação, fez diversos cursos nesta área. Em Roma, aprofundo os seus estudos no campo da Sociologia da religião, obtendo os títulos de Bacharel, Mestre e Doutor nessa matéria.
Esteve à frente de diversas paróquias, exercendo a função de pároco. Foi ainda diretor de escolas, e rádios e professor do Seminário Provincial da Paraíba.
Ao retornar à Diocese de Sobral, assumiu as funções de professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e diretor da Rádio Universitária. Neste período, foi nomeado, por D. Aldo Pagotto, como Administrador da Paróquia de Santa'Ana, onde esteve durante 6 meses, depois foi nomeado vigário paroquial da paróquia de Cruz, para assumir a Área Pastoral de Aranaú, onde permaneceu por dois anos.

Pe José Valter da Costa
 Filho de José Maria da Costa e Maria José da Costa, nasceu em Santana do Acaraú, no dia 20 de março de 1957.
Estudos: primário e ginásio, em Santana e Itapipoca; superior, em Fortaleza, de 1980 a 1986. Sua vocação teve influência de Irmã Sebastiana, Superiora do Patronato Sant’Ana, quando ele tinha 12 anos.
Foi Ordenado sacerdote em Trairi, aos 12 de dezembro de 1986, por Dom Benedito, Bispo Diocesano de Itapipoca. Celebrou sua primeira missa no dia 14 do mesmo mês e ano na Matriz de Santana do Acaraú.
Atividades pastorais: de 12.12.1986 a 01.01.1987, foi vigário Cooperador em Trairi. De 02.01.1987 a 04.01.1998; pároco de Uruburetama. Fundou a casa das Irmãs Fransciscanas N. Sra do Amparo, em Tururu; de 1999 a 2003, pároco de Itarema. Ali construiu a torre da matriz, a casa paroquial e ampliou o Centro Pastoral; de 05/03/03 até maio de 2005 exerceu a função de Vigário Solidário da Paróquia de Sant’Ana, inicialmente com o Revmo. Pe Francisco Paulo Sobrinho e, depois, com o Pe Agnaldo T. Silveira. Colaborou no processo de reorganização desta paróquia e teve participação determinante na reforma do Sobrado Pe Arakén. 
Pe Agnaldo Temóteo da Silveira
 Filho de José Rogério da Silveira e de Maria da Conceição Araújo, nasceu em Bela Cruz, no dia 28 de maio de 1977.
Tendo concluído o Ensino Fundamental na cidade de origem, no Instituto Imaculada Conceição, e estando, desde cedo, engajado nos serviços paroquiais, em 1993, entrou no Seminário São José de Sobral, onde cursou o Ensino Médio e concluiu a primeira etapa do seu processo de formação para o sacerdócio. Terminado o assim chamado Seminário Menor, em 1996, ingressou no Seminário Maior de Fortaleza, durante o qual consolidou a sua formação seminarística, ao cursar as faculdades de Filosofia e Teologia.
Ainda enquanto cursava o último ano de teologia, aos 10 de julho de 2002, na Catedral de Sobral, foi ordenado Diácono, por D. Plínio José Luz da Silva, bispo auxiliar de Fortaleza. No mesmo ano, aos 30 de novembro de 2002, na Igreja Matriz de Bela Cruz, foi ordenado sacerdote, por D. Aldo di Cillo Pagotto.
Iniciou seu ministério sacerdotal em sua cidade natal, onde já exercera o estágio diaconal, como cooperador. Aos 02/08/03 foi nomeado por D. Aldo Vigário Solidário da Paróquia de Sant’Ana, para trabalhar solidariamente com o Revmo. Pe José Valter da Costa. Sua posse se deu aos 28/08/03. Com a volta do Pe Valter para a Diocese de Itapipoca, foi nomeado, por D. Fernando, Administrador Paroquial.
Além dos serviços paroquiais, cooperou com a Coordenação Diocesana de Pastoral, coordenando a dimensão Litúrgico-sacramental; durante dois anos assumiu o cargo de Capelão do Colégio Diocesano Sobralense, e, desde o dia 01/03/06 exerce a função de Chanceler da Diocese.
Filhos Ilustres de Santana do Acaraú
Raimundo Ademar Magalhães 

Ele foi Vereador por diversos mandatos e assumiu como prefeito interventor de Santana do Acaraú

Raimundo Ademar Magalhães nasceu em Santana do Acaraú, na Fazenda Piedade no dia 31 de maio de 1913, filho de Adonias Henrique de Magalhães e Ana Benvinda de Lima, sendo seus avós paternos: Raimundo Henrique de Oliveira e Filadelfa Maria de Oliveira e avós maternos: Antonio Rodrigues de Lima e Thereza Maria de Jesus. Passou uma parte de sua infância na Fazenda Piedade em Equitós e depois da morte de seu pai passou a conviver com seus avós maternos.
  Aos 16 anos de idade passou alguns anos no Piauí trabalhando como caixeiro, dedicando se a loja Leão. Fez um aperfeiçoamento de seus estudos na cidade de Sobral, dando exemplo de bom aluno.
No ano de 1936 retornou Santana e logo casou-se em 1939 com a jovem Francisca Araujo, filha dileta do Sr. Francisco das Chagas Araujo  e D. Isabel Isaura Araujo, deste primeiro matrimônio recebeu como filhos: Sulamita, Ademar, Isabel (Marisa) e Ana Maria.
Depois assumiu reuniões políticas filiando-se a UDN (União Democrática Nacional), elegendo-se vereador para diversos mandatos: 1º- Janeiro de 1948 a 24 de março de 1951 / 2º de 25 de março de 1951 a 24 de março de 1955 / 3º de 25 de março de 1955 a 31 de dezembro de 1958 / 4º de 01 de janeiro de 1959 a 29 de janeiro de1959.
Neste tempo de serviços prestados a Câmara Municipal foi eleito presidente na casa, exercendo com presteza e dignidade seu cargo.
Transitou intensamente pelo comércio e pela administração pública exercendo muitas funções, ainda aceitou o honroso cargo como Prefeito Interventor Federal do Estado no município de Licânia, pois nesta ocasião em 10 de dezembro de 1945, foi nomeado pelo Interventor Federal do Estado do Ceará, Sr. Benedito Augusto Carvalho, substituindo o então prefeito Antonio Claudio de Araujo, por um período de seis meses, onde dedicou-se ardosamente as obras públicas  transmitindo boa qualidade de interventor.
Também se fez agricultor e criador na Fazenda Piedade onde nasceu e herdou de seu avô, com intento de ampliar o campo da razão da sobrevivência de sua família.
Em 05 de maio de 1956, viveu um grande momento de tristeza e dor com a morte de sua companheira a Francisquinha Araújo. Viúvo ficou com quatro filhos menores que foram cuidados pelos avós Francisco Araujo e Dona Isabel.
Não ocupando muito tempo a viuvez conheceu Rita Maria de Souza com quem se casou dia 03 de novembro de 1957, aos 42 anos na Igreja Matriz de Santana do Acaraú, Rita tinha apenas 22 anos de idade.
Desfrutando o seu 2º enlace, certo dia recebeu uma nomeação da Secretaria de Agricultura do Estado, para assumir o cargo de chefia da CODARGO (Cia de Desenvolvimento Agropecuário), onde deu o máximo de assistência aos sertanejos.
Do seu segundo matrimônio nasceram: Antônio Rodrigues, José Adonias, Maria José, Maria Perpétua e Maria do Socorro (gêmeas) Tereza Maria. Ao todo teve 22 netos.
Encerrando sua vida pública requereu sua aposentadoria modestamente em 1968.
Raimundo Ademar Magalhães viveu toda sua via deixando exemplo de homem calmo, educado, prudente e equilibrado, firme em seus compromissos.
Em resumo, transmitiu aos filhos da família e a fraternidade social.
Terminou seus dias no dia 28 de março de 2003 aos 90 anos na Av. São João, saudado pela esposa, filhos, netos, parentes e amigos, seu corpo foi sepultado no cemitério são Sebastião em Santana do Acaraú.
Fonte: http://www.correiodosvales.com/?pg=not%EDcia&id=821

Biografia de João Cordeiro

JOÃO CORDEIRO, PATRONO DA CADEIRA DE N° 32, DA ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO ESTADO DO CEARÁ.
João Cordeiro nasceu em Santana do Acaraú, no dia 31 de agosto de 1932, falecendo em Fortaleza, a 12 de maio de 1931 aos 88 anos.
Foi Senador da República, amigo íntimo de Floriano Peixoto. Figura máxima do abolicionismo no Ceará. Político de corajosas atitudes e de enorme prestigio junto aos poderes constituídos.
Era filho de João Cordeiro da Costa e Floriana Angélica da Vera Cruz, foi considerado nas notas de Eusébio de Sousa deixadas e publicadas na Revista do Instituto do Ceará do ano de 1945 o seguinte: “invicto General da Companhia da Abolição”, foi centro gravitacional redentora do Ceará.
Considerado temperamental quando necessariamente teria que agir, não medindo esforços e nem contava o que era preciso fazer.
Tinha uma linha de conduta que até hoje não conseguimos definir, devido o seu direcionamento a tudo e a todos.
Foram vários os conceitos a sua pessoa inclusive considerando o seu Cérebro como daqueles que não raciocinava dificuldade. Vencia tudo e muito rapidamente.
Nas suas diferentes funções exercidas ao longo de sua existência, ora estava alto, mas dominantemente decidido e decidindo, superando sempre as dificuldades com o seu altruísmo.
João Cordeiro o Abolicionista, não podemos eximir das páginas de qualquer obra que venha falar de abolição, o nome de João Cordeiro; como também o republicanismo do Ceará pois deverá constar em qualquer compendio histórico. Era o Cearense inquieto e integral nos atos como também no caráter.
João Cordeiro, nas memórias que escreveu, ao correr do lápis, esclarece que foi convidado por alguns sócios da Perseverança e Porvir para fundarem uma sociedade que se ocupasse da propaganda e da abolição dos escravizados. Aceitou o convite com grande entusiasmo e com os rapazes da perseverança convocou para Palacete da Assembléia da Província,uma reunião dos abolicionistas para a fundação de uma associação, que instalou com o nome de Cearense Libertadora. Compareceu grande número de abolicionista e ele, João Cordeiro, foi aclamado Presidente e, tomando posse do cargo, deu por instalada a sociedade e nomeou uma comissão para organizar os estatutos.
Dias depois, reuniram-se os associados para ouvir a leitura destes e aprova-los mas, houve longa discussão e, para corta-la, Cordeiro declarou os estatutos que acabara de ser lido como inconveniente, não se relacionando com o pensamento do abolicionismo, nós queremos uma sociedade carbonaria,sem ligações com o governo que se ocupe da libertação dos escravos por todos os meios ao alcance dos nossos recursos pecuniários que nos convém devem ser simplesmente estes: -
· “Art 1° - Libertar escravos seja por que meio for”.
· Art. 2° - “Todos por um e um por todos.”
Dissolveu-se a reunião, ficando apenas duas dúzias de abolicionistas dispostos à luta que em resultado se deu à Libertação dos Escravos no Ceará.
A idéia triunfou e se formou um grupo de resistência que prosseguiu na luta, sendo de justiça destacar nomes de um punhado desse núcleo: João Cordeiro, Antonio Bezerra, Padre Frota, Justiniano de Serpa e outros. “E adianta: “Eram estes os tais libertadores, frase de mofa para traduzir a insignificância da força que pretendia demolir a torre” Malakoff do escravismo.”
Não parece certo que os nomes indicados por Isac do Amaral sejam os que ficaram na hora decisiva do juramento pedido por João Cordeiro, mas a verdade é que todos eles não saem do agitado palco em que se encena o complicado drama do extermínio da escravatura.
O grupo arrojado da Libertadora não mais sossegou nem parou. Sem demora fundaram um jornal comandado por João Cordeiro “destinado à propaganda e interesse dos abolicionistas” e cujo primeiro número circulou no dia 1°de janeiro seguinte ao da fundação da sociedade.Chamaram o Jornal de, “O Libertador” e adotaram o lema de Jesus – “Ama ao teu próximo como a ti mesmo”.
No seu apostolado, “O Libertador” não restringe as duas esferas de ação. Levanta o escravo e coloca o homem ao lado do homem. Sopeia o algoz e liberta a vitima. Tritura o orgulho do enfatuado e eleva o mérito real do filho do povo. E no vasto domínio da mentalidade humana, todo assunto lhe é próprio. Marcha com seu século, tem o mesmo movimento, e a luta faz a sua profissão de fé. Ou vencer ou morrer.
Foi assim a participação que chamamos de efetiva de João Cordeiro, que culminou a libertação dos escravos no Ceará com grandes pompas, com uma programação que constou de números literários, musicais e artísticos de um modo geral.
Dr. Francsico das Chagas de Vasconcelos  
FONTE: INTERNET
FONTE: INTERNET
Um dos maiores oradores da política cearense, foi lider político de Santana do Acaraú durante 30 anos.
Chagas Vasconcelos nasceu em 13 de janeiro de 1930 em Santana do Acaraú, era filho de Miguel Galvino de Vasconcelos e Maria José de Vasconcelos. Iniciou-se na política aos 14 anos, apadrinhado pelo Deputado Federal, Chico Monte (PSD), um dos líderes políticos de Sobral. Era bacharel em direito militando na advocacia em todo o Estado, mas principalmente na zona norte.
Ao lado de personalidades expressivas do PMDB, como o embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade, o deputado federal, Mauro Benevides, o Prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães e o Ex-deputado estadual, Iranildo Pereira, Chagas Vasconcelos foi um dos fundadores do PMDB histórico cearense.
De 1958 a 1962 foi Prefeito de Santana do Acaraú, elegeu-se deputado estadual por três legislaturas, de 1964 a 1976, nessa época Chagas foi líder de seu partido, o então MDB. De acordo com o depoimento do deputado federal Mauro Benevides, Vasconcelos foi “orador dos mais brilhantes”. Companheiro desde a formação do MDB, Benevides declarou que Vasconcelos “sempre” ofereceu demonstração positiva de solidariedade à legenda, “enfrentando em nível regional as forças políticas”.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Santana do Acaraú, Marcelo Arcanjo, a vida política de Chagas Vasconcelos foi marcada por intensa dedicação ao povo santanense.
Chagas Vasconcelos disputou uma vaga para o Senado, em 1978, mas perdeu as eleições para José Lins de Albuquerque. Foi eleito deputado federal de 1980 a 1984, assumiu novamente uma vaga na Câmara dos deputados em 1986 como suplente de Carlos Benevides.
No primeiro governo de Tasso Jereissati (1987-1990), Chagas Vasconcelos assumiu o cargo de Diretor do extinto Fundo Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM), voltando a Santana do Acaraú, foi vereador entre 1992 e 1996, nos últimos anos tentou sem sucesso, eleger-se deputado estadual e prefeito de Santana do Acaraú.
Era casado com Lúcia Vasconcelos e tinha dois filhos do primeiro matrimônio: o médico da cidade de Sobral Ivo Vasconcelos e a servidora pública Socorro Vasconcelos e dois do segundo com dona Lúcia: Francisco das Chagas Vasconcelos Filho e Gil Vasconcelos.
Faleceu no dia 24 de agosto de 2003 na cidade de Fortaleza.
Fonte: http://www.correiodosvales.com/?pg=not%EDcia&id=799

Gerardo Adeodato



Fonte: João Batista Adeodato 17/06/2016

Gerardo Arcanjo
FONTE: INTERNET
Nasceu a 27 de junho de 1927 em Santana do Acaraú, filho de Ana Excelsa Arcanjo e Antônio Lourenço de Maria, Gerardo foi casado com Terezinha Alves Arcanjo, de onde conceberam seis filhos: Maria Luciene Arcanjo, Tereza Helena Arcanjo, Antônio de Pádua Arcanjo (Totonho), José Gerardo Arcanjo, Ana Francisca Arcanjo (in memoriam) e Conceição de Maria Arcanjo.
Era dotado de um humor invejável, dizem as pessoas de seu tempo, que na roda que se encontrava reinavam brincadeiras e alegria, se considerava um bairrista acima de tudo, por amar muito sua Santana, em que recordava ao ver tocar pela gloriosa e centenária Banda de Música Pe. Arakém, sua grande paixão, o dobrado saudade de minha terra, gostava também de futebol, seu esporte preferido.
Foi caminhoneiro por muito tempo, dirigindo o seu caminhão de 1946, o qual era conhecido como o “Romeiro de São Francisco”. Foi também comerciante em nossa cidade e pequeno agropecuarista, em sua loja, nos finais de tarde estavam sempre muitas lideranças políticas do seu partido, dialogando e montando estratégias para as próximas campanhas eleitorais. Deu início a sua militância política ainda na juventude.
Atuou ativamente nas frentes de serviços na seca de 1958, ano em que foi inaugurado o açude Araras, ajudando os trabalhadores, como fruto desse trabalho, se orgulhava de ter tido muitos compradores. A propósito realizaram uma pesquisa na igreja de Santana nos anos 80, e foi considerado o homem que tinha o maior número de afilhados, superando a milhar.
Homem humilde que tinha um sonho, ser Prefeito de sua terra, começou na política como Vereador, conquistando seu 1º mandato em 1958, na época o Dr. Chagas Vasconcelos era o Prefeito, na campanha seguinte foi eleito novamente Vereador, sempre obtendo o maior numero de votos. Em 1966 foi candidato a Prefeito, perdeu eleição para o Sr. Raimundo Nazion Aguiar. Dez anos depois, em 1976, foi novamente candidato a Prefeito e mais uma vez não logrou êxito, perdendo para o seu primo João Batista Arcanjo.
Um pai e um marido exemplar que acima de tudo ficou registrado em nossa história por um chavão que resume toda a sua vida “O Gerardo é bom.”
Em nossa cidade recebeu homenagem com seu nome no Bairro Gerado Arcanjo (Rio das Graças) e em Novembro de 2000, através de propositura do Vereador Galvino Arcanjo, foi aprovado pela Câmara Municipal o seu nome para a principal Avenida de Santana do Acaraú, Av. Gerardo Arcanjo (Rua Dr. Manoel Joaquim).
Seu sonho de governar os destinos do município não se realizou, mas seu filho Antônio de Pádua Arcanjo (Totonho) resolveu seguir a carreira pública, foi eleito por duas vezes Vereador, foi presidente da Câmara Municipal, Vice-Prefeito e Prefeito de 2004 a 2008.
Gerardo Arcanjo nos deixou em pleno festejos da padroeira aos 22 dias do mês de julho de 1995.
Fonte: http://www.correiodosvales.com/?pg=not%EDcia&id=823
PROFESSOR ISAÍAS THOMAZ
FONTE: INTERNET
José Isaias de Thomaz Lourenço, nasceu na cidade de Santana do Acaraú, Ceará em 18 de outubro de 1903, filho de Manuel Thomaz Lourenço e Maria José Archanjo Thomaz. Casou-se em 01º de julho de 1936 com Maria Cacilda Fontelles Thomaz, filha de José Avelino Fontelles e Maria do Carmo Araújo Fontelles, dessa união nasceram oito filhos, dos quais, cinco são vivos, maiores, casados, todos profissionais liberais: Celeste, Célio, Clecio, Cefas e Celso. Enriqueceram a família: Genros, Noras, 16 netos e 11 bisnetos.
O menino Isaias aprendeu as primeiras letras com sua querida mãe”D.Sinhá” de quem recebeu também os primeiros fundamentos da inabalável fé cristã que o norteou durante toda a existência. De seu estimado pai, herdou o caráter firme e dedicado, a honradez e a incansável disposição para o trabalho.
Cresceu em ambiente de simplicidade, pródigo em valores morais, no aconchego de uma família de seis irmãos: Maria Madalena, José Sigefredo, João Zózimo, Miguel, José Melchior e José Isaias, onde o traço marcante era a união e afetividade, entre si e entre todas as pessoas da convivência, especialmente, quando se fazia necessário o exercício de solidariedade.
Freqüentou a escola primária em sua terra natal, e, já na infância, escrevia quadrinhas e acrósticos apaixonados em sala de aula.
Aos quatorze anos compôs o seu primeiro soneto “lentamente”, inspirado na observação da natureza que ele sempre cantou em prosa e verso com extrema sensibilidade.
Estudou com o sábio e santo sacerdote Pe. Joaquim Severiano de Vasconcelos, a quem notava profunda veneração, havendo iniciado com ele seu aprendizado de latim e conseqüente aprimoramento da língua portuguesa.
Ainda muito jovem, lecionava na escola de sua irmã D. Maria Madalena Thomaz, professora bastante conceituada em Santana do Acaraú.
Transferiu-se para a cidade de Fortaleza com o objetivo de continuar seus estudos e, para suprir as necessidades materiais, passou a trabalhar no DNOCS, àquela época IFOCS- Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas.
Fez parte da diretoria da “União de Moços Católicos de Fortaleza”, juntamente com outros jovens que mais tarde foram referência nos meios sócio político educacionais, inclusive o então Pe. Helder Câmara, mais tarde, o grande luminar da igreja e figura ímpar na construção histórica da cidadania do povo brasileiro – D. Helder Câmara.
Quando já se direcionava para prestar os “exames preparatórios” para ingresso na Escola de Medicina de Salvador – Bahia, veio a sentir a visão se lhe tornava cada dia mais deficiente, impedindo-lhe de alcançar a meta pretendida.
Procurou recursos médicos, submetendo-se a intervenção cirúrgica na cidade do Rio de janeiro, com o que obteve êxito, porém, alguns dias após, contraiu grave infecção que lhe retirou totalmente a visão.
Retornou a terra natal, onde, pouco a pouco retomou suas atividades educacionais e literárias, graças a intrepidez e firmeza de seu caráter, não se deixando abater pelo revés da perda visual.
No seu casamento com D. Cacilda a jovem santanense a quem amava desde antes do insucesso referido, encontrou a realização maior de sua vida, haurindo na felicidade compartilhada a motivação para enfrentar uma nova e mais difícil etapa, de par com novos sonhos e novos projetos de vida.
Fundou então a escola “Pe. Severiano”, posteriormente, “Colégio Pe. Severiano” que alguns anos depois tomou a denominação de “Educandário Santana”, sempre sob sua direção, por cujas instituições passou toda uma geração de crianças, rapazes e moças santanenses que alcançaram posições de relevo na vida deste município de nosso Ceará e até de outros mais distantes rincões brasileiros.
Mestre e amigo de seus alunos, com eles mantinha relacionamento franco e jovial.
Fundou ainda o jornal “A Defesa”, sendo seu editor e principal redator, com a finalidade de informar, noticiar, proporcionar espaço cultural e principalmente, reivindicar às autoridades públicas melhorias e benefícios para o progresso da terra santanense.
Não raro, assumia totalmente as despesas de editoração às custas de seus parcos rendimentos de professor, conquanto não deixasse de circular o jornal na data prevista.
Com objetivo artístico e cultural, fundou o “Teatro Manoel da Frota”, com prédio no bairro Humaitá em frente aos frondosos e seculares “tamarineiros” ali então existentes.
Sob sua direção e com a participação de seus alunos e alunas, foram encenadas peças dramáticas, literárias e educativas, pastoris de natal, comédias, etc, com o fito de desenvolver na juventude estudantil, o gosto pela cultura através das artes cênicas.
Realizou outros tipos de atividades sócio educativas como seções lítero-musicais destinadas ao público santanense comemorativas de datas históricas importantes, paradas cívicas com desfiles de estudantes pelas ruas da cidade, precedidos pelos valorosa Banda de Música Pe. Arakém da Frota, à qual muito admirava e estimava, denominando-a de “Euterpe Santanense”.
Participou ativamente da vida religiosa na Paróquia de N. Sra. Santana, colaborando efetivamente, desde o vicariato do saudoso Pe. Francisco Arakén da Frota, na organização dos eventos religiosos: Festa da Padroeira, Procissões, Novenários, Celebrações de Natal, Semana Santa.
Preparavam anualmente, ele e a esposa com dedicação e arte e Presépio Natalino na sala maior de sua residência, para onde acorriam adultos, jovens e crianças que ali se enterneciam com o cenário criativamente evocador do nascimento de Jesus.
Dedicou-se extremamente  em todas as etapas da preparação do Congresso Eucarístico em 1948, sendo indicado para proferir a saudação ao Santo Padre na Plenária de encerramento do consagrado evento comemorativo do Centenário da Paróquia.
Pertenceu à secular Irmandade do SS. Sacramento, à Congregação Mariana, à Ordem  Terceira de São Francisco e à Conferência de São Vicente de Paula, em trabalho integrado com seu irmão José Melchior, conseguiram junto a ilustres Santanenses radicados em outros Estados, recursos financeiros para a construção da Vila Vicentina no Bairro do Retiro, destinada a moradia de famílias carentes.
Em anos de estiagens prolongadas, encetavas campanhas para angariar roupas e gêneros alimentícios, junto aos conterrâneos mais abastados em Fortaleza, para onde se dirigia também na busca, também de recursos junto a Órgãos do Governo Estadual, e, recebendo-os empreendia viagem de retorno em caminhão de carga fretado, com a missão de, em Santana, distribuir o produto arrecadado na peregrinação aos humildes indigentes castigados pelo flagelo das secas.
Movimentou com salutar entusiasmo o ‘Círculo Operário São José’, entidade que congregava trabalhadores cristãos na luta pela defesa de seus legítimos interesses, fazendo-o em articulação com o “Círculo Operário São José de Fortaleza” sob a orientação dinâmica do operoso sacerdote Pe. José de Arimatéia Diniz.
Manifestou-se especialmente engajado na formação de um Grupo Pastoral de Evangelização que realizava catequese de adultos às tardes de domingo ao pé do “Santo Cruzeiro” no Alto da Liberdade, lugar de sua particular predileção, por haver ali vivido a quadra feliz de sua infância.
Face à necessidade de dar continuidade aos estudos de seus filhos menores, mudou-se para a vizinha Sobral, onde permaneceu lecionando diuturnamente nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Técnica de Comércio D. José Tupinambá da Frota, Escola Profissional do Colégio Sobralense e Ginásio São José, sob a direção da emérita educadora Professora Dinorá Thomaz Ramos, havendo assim contribuindo decisivamente na formação educacional de centenas de jovens de jovens sobralenses.
Colaborou no jornal “Correio da Semana” e sentia-se particularmente distinguido pela honrosa amizade do sr. Bispo Diocesano Dom José Tupinambá da Frota, bem como de outras figuras expressivas do Clero e da Sociedade Sobralense.
Dos anos de sua convivência em Sobral, guardava gratas recordações de amigos leais, destacando na heráldica Cidade as constantes realizações de seu Povo, talhado para altos destinos.
Após numerosos anos de incessante trabalho, aposentou-se do magistério por tempo de serviço, posto que, já se havia aposentado pelo DNOCS ante do fato de sua deficiência visual.
Atendendo aos anseios de seus filhos menores a fim de que juntinha e unida permanecesse toda a família, pois assim era do agrado de todos e, mesmo porque, embora sem a luz dos olhos, ele era a luz que nos guiava, o sol que aquecia o nosso convívio familiar.
Era ele quem “tirava e rezava o terço” e ela “fazia a leitura da novena”.
E havia permutas de ternura e de carinho !
E todos dormíamos saciados e felizes !
Retornava sempre que podia à sua querida Santana para reencontrar familiares e amigos, viagens essas que lhe proporcionaram grandes alegrias e suaves lembranças.
Ao chegar em casa, reunia a família para discorrer sobre as bocas notícias da “santa terrinha”, transmitindo aos filhos e autêntico sentimento de afeição que sempre nutriu pelos seus inesquecíveis “pagos”.
Recebia com muito carinho a visita espontânea e amiga de muitos de seus ex-alunos queridos que o procuravam na última fase da existência.
Entretinha-se algumas vezes com seu violão a dedilhar conhecidas canções para a companheira.
Desde os anos da década de 1950, passou a datilografar seus trabalhos, planos de aulas, artigos, poesias, correspondências em sua máquina de escrever “Mercedes” que até hoje é conservada como relíquia de família.
E o fazia com total correção, tornando-se rotineira sua colaboração ao revisar e datilografar os trabalhos de Faculdade de seus filhos a quem tanto amou e por quem muito se desvelou.
Continuou sua atividade intelectual escrevendo cartas, artigos para jornais especialmente suas poesias que se encontram transcritas, enfeixadas, sem jamais ter tido a idéia de publicá-las.
Foi forte na luta, firme na Fé, herói na caminhada.
Seu grande feito foi sua própria VIDA de batalhador incansável na busca do BEM.
Viveu na esperança, ofertando-nos a grande lição AMOR verdadeiro, incondicional.
Na excelência de sua vocação para o Alto, deixou aos filhos um legado precioso: a prática universal da Caridade.
Retornou à Casa do Pai com a serenidade dos justos em 12 de julho de 1982, onde aguardou receber a companheira amada fiel e inesquecível, que ali também chegou em 02 de Dezembro de 1997.
Reencontraram-se Isaias e Cacilda, na plenitude do amor de Deus, para a consumação do Ágape Eterno.
Neste ano de 2003/2004, em que, repassados de saudades, seus filhos, genros, noras, netos e bisnetos comemoram juntamente com todos os seus sobrinhos, primos e demais e demais familiares, amigos e conterrâneos o seu Centenário de Nascimento na dileta Santana do Acaraú que lhe serviu de berço e a qual sempre detonou o melhor de suas energias e de seus sentimentos, desejamos agradecer a Deus o dom de sua preciosa VIDA.
Celebrando assim, o Projeto de Vida que Cristo veio nos trazer, rogamos ao senhor nos conceda seguirmos o exemplo de quem viveu com simplicidade a VIDA em plenitude – nosso amado e inesquecível.
Fonte: http://www.correiodosvales.com/?pg=not%EDcia&id=798

POETA JOSÉ ALCIDES PINTO
FONTE: INTERNET
Poeta, ficcionista, teatrólogo, critico literário, ensaísta, memorialista, Jose Alcides Pinto nasceu na antiga aldeia de Alto dos Angicos ( em São Francisco do estreito, distrito de Santana do Acaraú/Ceará).
Marcou-o a infância sofrida em meio rude, a par de sua inata curiosidade para a descoberta do mundo a sua volta e o que existiria alem dos limites estreitos do espaço natal.
Aos quinze anos, sai desse “espaço” para estudar no Liceu do Ceará, em Fortaleza. Ali, morou na casa  do estudante e fazia as refeições na casa de seu tio, Hermano Frota. Escreve poemas e mais poemas. Transforma-se num leitor voraz. Termina o curso secundário e, motivado por uma necessidade orgânica, metafísica, de parti para o Rio de Janeiro, consegue do governo do estado, uma passagem de  navio, na terceira classe. Embarca, levando uma carta de recomendação para Osvaldo Peralva, diretor da tribuna da imprensa.
No navio encontra-se com o escritor Braga Montenegro, que já o conhecia por poemas publicados na imprensa cearense. Na escala do navio no Recife, desiste de persegui viajem e ali se demora 04 anos, fazendo de um tudo para sobreviver.
Em 1946, retoma a viajem pra o Rio de Janeiro. Com 04 anos de atraso, entrega a carta de recomendação a Osvaldo Peralva, que lhe consegue emprego no jornal do partido comunista. O emprego durou pouco e lhe valeu uma injusta prisão. Deixando-a continua a luta pela sobrevivência. Dessa época, ficaram-lhe duras recordações, aos poucos absorvidas por muitos de seus livros.
Superando as dificuldades de contatos no Rio de Janeiro consegue penetrar no mundo da imprensa e colabora nos suplementos literários de vários jornais (Diário Carioca, O Jornal, Diário de Noticias, Correio da Manha e Revista Leitura). Abriu seu próprio caminho e tornasse jornalista profissional. Fez cursos de jornalismo e de biblioteconomia. Nos anos de 1950, fez especialização em Pesquisas Bibliográficas em Tecnologia no Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação. Cursou Historia da América.
Simultaneamente a essas atividades, luta para atingir seu grande objetivo: ser escritor. Estréia em livro em 1950, na Antologia de Poetas da Nova Geração. No ano seguinte, organiza e participa da antologia A Moderna Poesia Brasileira. Em 1952, publica seu 01° livro individual, Nossos de Poesia e Arte, com que assegura lugar definitivo nos quadros da literatura brasileira contemporânea.
Nos anos de 1970 volta a reside no Ceará. Trabalha como redator do MEC. Presta concurso e ingressa na Universidade Federal do Ceará como professor de comunicação social, cargo do qual se desliga em 1977, para se dedicar a sua fazenda Equinócio em Santana do Acaraú, mas principalmente para se entregar a sua tarefa de escritor. Foi professor também na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Entre os vários prêmios atribuídos as suas obras destacam-se O Premio Nacional Petrobras de Literatura na Categoria Conto e o Grande Prêmio da Critica da Associação Paulista de Críticos de Arte, que lhe foi outorgado no ano 2000. Em 2008 ganhou seu último prêmio através da Academia Brasileira de Letras, na categoria ficção. Jose Alcides Pinto faleceu vítima de um atropelamento em junho de 2008 em Fortaleza. 

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015
Fonte: Imagem cedida pelo meu amigo Tadeu Lira
28/10/2015

Fotos de Santana do Acaraú - CE




SEDE da CAGECE -  FONTE: Tiburcio Filho - 30/10/2013

Cemitério São Sebastião - - Foto - Tiburcio Filho - 30/10/2013

Clube Canecão - - FONTE - Tiburcio Filho - 30/10/2013

Estádio Municipal Braisão -
 FONTE - Tiburcio Filho - 30/10/2013
PRAÇA LUÍZA TÁVORA -
BAIRRO PEDREGAL - Foto - Tiburcio Filho - 28/10/2013


PRAÇA CHAFARIZ RODAGEM -  
Foto - Tiburcio Filho - 28/10/2013

PRAÇA DA RODAGEM -
Foto - Tiburcio Filho - 28/10/2013

PARQUE LICÂNIA - BAIRRO DO PEDREGAL -
 Foto - Tiburcio Filho - 28/10/2013

CALÇADÃO MERCADO PÚBLICO -  
Foto - Tiburcio Filho - 17/10/2013
Praça Dr. Chagas Vasconcelos - Fonte: Manoel Rosa Filho

PRAÇA SÃO JOÃO - Foto - Tiburcio Filho - 17/10/2013


·         A Avenida São João é um dos logradouros mais importantes da cidade. Ali foi erguida, em 1862, pelo missionário padre Ibiapina, a Casa de Caridade, anos mais tarde transformada em usina de beneficiamento de algodão (CISA), de propriedade de João Alfredo de Araújo. Hoje, este edifício está quase desaparecido. Margeando o Rio Acaraú, acha-se a ponte velha, construída na seca de 1877, sobre a lagoa da caridade, ainda conservada em suas linhas originais. O passeio da Av. São João foi totalmente reformado em 2003, quando assumiu a prefeitura Antonio de Pádua Arcanjo (Totonho).
j
 Fonte: Manoel Rosa Filho

RIO ACARAÚ - Foto - Tiburcio Filho - 17/10/2013
PEDRA DA LUZIA - RIO ACARAÚ -
Foto - Tiburcio Filho - 17/10/2013



Brasão Atual - Santana do Acaraú - CE
O Brasão do Município de Santana do Acaraú foi concebido sobre um escudo português esquartelado, encimado por um medalhão amarelo-ouro que é o sol representando nossa nordestinidade. No primeiro quartel em prata há duas representações do Rio Acaraú  que banha o Município ( garça e peixe) que traduzem o significado indígena da palavra ACARAÚ - "Rio das Garças" ou "Rio dos Acarás".
No segmento quartel em esmalte azul são superpostas em verde bandeira duas silhuetas de carnaubeiras, a árvore símbolo do Município em projeto aprovado pela Câmara constante na Lei Orgânica.
Contornando o brasão ramos de algodoeiro, uma das fontes de renda de Santana. Abaixo uma faixa com a legenda referente à data da emancipação do Município.(Obs.: Falta a justificativa da alteração feita no brasão substituição dos ramos de algodão por pés de milho).

Brasão Antigo- Santana do Acaraú - CE
PRAÇA DO RETIRO - Foto - Tiburcio Filho - 06/10/2013

CAIXA DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA  -
 Foto - Tiburcio Filho - 04/10/2013

LOTERIA NOSSA SENHORA SANTANA - 
Foto - Tiburcio Filho - 04/10/2013
 
Praça Banco do Brasil - Foto - Tiburcio Filho - 04/10/2013
AGÊNCIA DOS CORREIOS -
 Foto - Tiburcio Filho - 04/10/2013
CÂMARA MUNICIPAL SANTANA DO ACARAÚ - CE -
 Foto - Tiburcio Filho - 04/10/2011
Até meados de 1980, a Câmara Municipal de Santana do Acaraú sequer se reunia. Fazia isso, quando muito, na sede da Prefeitura Municipal, anualmente, para a prestação de contas. Hoje, tem sede própria fiAté meados ca à Rua José Mariano, em frente ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Conta com estrutura necessária para o bom funcionamento. Possui ar condicionado, som e informatização. A Câmara Municipal dispõe de uma Tribuna Popular, para os reclames dos munícipes. Recentemente o Presidente José Maria Cavalcante Filho resgatou a casa de taipa na decoração de seu gabinete.
Fonte: Manoel Rosa Filho


  
LARGO MESTRE CABOCLO -
FOTO - Tiburcio Filho - 04/10/2013

PREFEITURA MUNICIPAL -
FOTO - Tiburcio Filho -25/12/2011

AGENCIA BRADESCO -
FOTO - Tiburcio Filho -25/12/2011

CENTRO CULTURAL - FOTO - Tiburcio Filho -25/12/2011

CONSELHO TUTELAR - FOTO - Tiburcio Filho -25/12/2011

INSS - PREVIDÊNCIA SOCIAL -
FOTO - Tiburcio Filho - 09/12/2011

INSS - PREVIDÊNCIA SOCIAL -
 FOTO - Tiburcio Filho - 09/12/2011

ESCOLA TÉCNICA - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

DELEGACIA MUNICIPAL DE POLÍCIA CIVIL -
FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

COLÉGIO SANTANENSE - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

CENTRO COMUNITÁRIO ADAUTO BEZERRA,
LOCALIZADO NA RUA 
DR. MANOEL JOAQUIM - FOTO:Tiburcio Filho - 03/12/2011

CENTRO ADMINISTRATIVO


·         Com a finalidade de concentrar os serviços de suas secretarias, a Prefeitura Municipal ocupou o antigo prédio da Maternidade Nossa Senhora Santana, fechada há mais de dez anos. Todos os setores da municipalidade agora funcionam com perfeita integração, agilizando, assim, o atendimento à população. A entrada do edifício fica na Rua João Adeodato de Vasconcelos. A medida veio aliviar o estrangulamento do edifício sede do São João, que agora abriga apenas o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Administração e Finanças.
Fonte: Manoel Rosa Filho

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

CADEIA PÚBLICA - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

O prédio da cadeia publica foi construído na gestão de José Júlio Cavalcante, em 1870 e guarda muita história e folclore. É uma ampla construção, de sólidas paredes e que, nos fundos, abrigava o quartel do contingente policial destacado na cidade. 
 Fonte: Manoel Rosa Filho
ANEXO CEO - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

CEO - CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS -
 FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

SINSERV - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

UNISA - UNIÃO DOS UNIVERSITÁRIOS DE SANTANA DO ACARAÚ - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

LOJINHA SÃO VICENTE DE PAULO - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

CLUBE DOS OPERÁRIOS - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

CLUBE DOS OPERÁRIOS - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

ESTÁTUA EM HOMENAGEM A DR. CHAGAS VASCONCELOS - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011

HOSPITAL MUNICIPAL - FOTO: Tiburcio Filho - 03/12/2011


·         Contando trinta e seis leitos e uma sala de raios-x, o moderno hospital Dr. José Arcanjo Neto atende à população santanense vinte e quatro horas por dia. Esta moderna unidade hospitalar supre as necessidades de assistência médica de todo o município. A obra foi construída com recursos do banco Alemão Kfw. O nome é uma homenagem ao médico santanense que devotou seus conhecimentos e esforços ao povo, desde 1959, quando assumiu a direção da Maternidade Nossa Senhora Santana. Dr. José Arcanjo, também foi educador, político e pecuarista.
Fonte: Manoel Rosa Filho

IGREJA MATRIZ - FOTO: TIBURCIO FILHO - 22/11/2011
IGREJA MATRIZ - FONTE: Manoel Rosa Filho


·         Inaugurada em 1834 sob a invocação de Nossa Senhora Sant´Ana, a Igreja Matriz é um de nossos mais valiosos patrimônios arquitetônicos. De linhas sóbrias, tem belíssimos altares em mármore, e uma de suas torres ostenta um secular relógio alemão, ali estalado em novembro de 1905. Sobre uma pedra de oz, estão guardados relíquias e documentos de época. No piso de sua nave, jazem os restos mortais dos padres Francisco Xavier Nogueira, Custodio Arcanjo e Antônio Thomaz, o “Príncipe dos poetas Cearenses”, um dos maiores sonetistas da língua portuguesa.
 Fonte: Manoel Rosa Filho

ESTÁTUA PADRE ANTÔNIO TOMAZ - FOTO: TIBURCIO FILHO - 22/11/2011

PLACA DA PONTE SOBRE O RIO ACARAÚ

Inaugurada em 1996, na gestão do Prefeito Ari Fonteles, com recursos advindos da união, via projeto da então Deputada Maria Luiza Fontenelle, a Ponte João Ananias Vasconcelos, sobre o Rio Acaraú (há anos perenizado), veio resolver um problema secular: o escoamento dos produtos agrícolas da Zona do Serrote do Mucuripe para a sede e a integração de Santana com os demais municípios da outra margem, como Massapê, Uruoca, Senador Sá, Granja e Camocim. Proporcionou também, o acesso mais fácil ao Distrito de Parapuí e comunidades do oeste do município. Em contraparte, foi-se a poesia, com o arquivamento das canoas.
Fonte: Manoel Rosa Filho


POSTO GALVINO - FOTO: Gilson Sousa
POSTO FAMOL - FOTO: Tibúrcio Filho 14/11/2014

Capela São José - Bairro Pedregal / Em construção
Capela São José Bairro Pedregal  - Foto: Tibúrcio Filho 14/11/2014



Cruzeiro Capela São José - Bairro Pedregal
CENTRO DE FORMAÇÃO E PASTORAL DE SANTANA
 Foto: Tibúrcio Filho 14/11/2014
Capela São José - Bairro Pedregal - Foto Gilson Sousa
Associação - Foto Gilson Sousa

Parque do Povo - Foto Gilson Sousa

Praça Bairro Jericó - Foto Gilson Sousa

 Escola Fada Madrinha - Foto - Gilson Sousa

Grupo Escolar Nazaré Severiano - Foto Gilson Sousa

Encravado em terreno doado pelo então Prefeito João Alfredo de Araújo, foi inaugurado, no ano de 1950, na Praça do Congresso (Rua sete), o Grupo Escolar Estadual, que hoje se chama Escola de Ensino Fundamental e Médio Nazaré Severiano. O edifício, restaurado em 2004, teve como primeira diretora Maria de Lourdes Colares Brandão. A escola conta hoje com unidade de informática e conjunto musical. Nazaré Severiano que batiza a escola foi uma professora particular de primeiras letras nos anos trinta e quarenta.
 Fonte: Manoel Rosa Filho
PRAÇA DOUTOR FEIJÃO, FOTO: TIBÚRCIO FILHO 18/04/2011

CALÇADÃO MERCADO PÚBLICO, FOTO: TIBÚRCIO FILHO 18/04/2011

PRAÇA PADRE ANTÔNIO TOMÁS FOTO: TIBÚRCIO FILHO 18/04/2011

ALCIONE CLUBE, FOTO: TIBÚRCIO FILHO 18/04/2011


·         O Alcione clube foi construído em 1960, graças as ações dos sócios proprietários e o esforços de seus dirigentes Chagas Vasconcelos, Adelmar Carneiro, Jose Bosco Arcanjo, Antonio Gomes Araújo e outros. Memoráveis noites ali aconteceram ao som de famosos conjuntos, como Ivanildo e Paulo de Tarso. Também se apresentaram no Alcione Clube artistas do nível de Luiz Gonzaga e Noca do Acordeom, por alguns anos desativados serviu de sede para a biblioteca Jose Alcides Pinto.
Fonte: Manoel Rosa Filho

BANCO DO BRASIL, FOTO: TIBÚRCIO FILHO 18/04/2011

CAPELA - CEMITÉRIO VELHO, FOTO: TIBÚRCIO FILHO 18/04/2011
CAPELA Nossa Senhora Santa'Anna
Quando da reforma e da reativação do Cemitério Velho, na primeira administração de João Ananias, foi construída uma pracinha e erguida um capela (Projeto do Arquiteto Sílvio Barreira), para encomendações de corpo e para orações aos finados. Ali jazem os restos mortais do Padre Arakem da Frota, vigário, por muitos anos, da paróquia de Santana e grande benfeitor da terra. A capelinha de linhas moderníssimas tem em seu altar a imagem de Nossa Senhora Santana.
Fonte: Manoel Rosa Filho

ESTÁTUA DOUTOR CHAGAS  VASCONCELOS - ALTO DA LIBERDADE, FOTO TIBÚRCIO FILHO 18/04/2011

PRAÇA DA LIBERDADE - Fonte: Internet

IGREJA MATRIZ, FOTO TIBÚCIO FILHO
PONTE SOBRE O RIO ACARAÚ, FOTO TIBÚCIO FILHO
PONTE VELHA - AVENIDA SÃO JOÃO - Fonte: Internet

PINTURAS PONTE VELHA - BAIRRO SÃO JOÃO SANTANA DO ACARAÚ
FONTE: Tiburcio Filho
17/12/2015























FÓRUM DESEMBARGADOR AIRES CISNE -
 Foto: Osmarina Queiroz

O Fórum Desembargador José Ari Cisne foi erguido na Rua Dr. Manoel Joaquim, Bairro João Alfredo na rodovia que liga Santana a Sobral. Foi inaugurado em 24 de outubro de 1997. Com sua implantação, centralizou os processos cíveis e criminais, que eram tramitados no cartório (audiências) e na Prefeitura (júri popular), dando, assim, maior agilidade aos trabalhos da justiça. Comarca de segunda entrância, Santana do Acaraú reivindica sua ascensão para terceira. O belíssimo prédio além de dar mais status à urbe, proporcionou um melhor atendimento a população ate então precário.
Fonte: Manoel Rosa Filho
HOSPITAL DOUTOR JOSÉ ARCANJO NETO -
 Foto: Osmarina Queiroz
CENTRO PASTORAL PADRE ARAQUEM Fonte: Internet
    Antiga residência do Cel. Manoel Lúcio Carneiro da Frota, o sobrado da esquina da Praça da Matriz (Pe. Silveira) já teve mil e uma utilidades; sede do jornal católico “A Defesa”, do Curso de Admissão Ginasial, da Banda de Música, do consultório dentário do Dr. Edmilson Sampaio, da mercearia de José Emiliano e de residência particular. Desabilitado durante anos, foi reformado (três andares em seu interior) sem ferir a feição original e hoje é sede do Centro Pastoral Padre Arakem, onde possui um rico acervo da memória da Paróquia e abrigo para visitas da Casa Paroquial. Tem um espaço reservado para a instalação de uma futura rádio.
Fonte: Manoel Rosa Filho
CAIXA DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA, FOTO: GILSON SOUSA
IGREJA SÃO JOÃO, FOTO: GILSON SOUSA
CADEIA PÚBLICA, FOTO: GILSON SOUSA


CADEIA PÚBLICA, FONTE: Manoel Rosa Filho
O prédio da cadeia publica foi construído na gestão de José Júlio Cavalcante, em 1870 e guarda muita história e folclore. É uma ampla construção, de sólidas paredes e que, nos fundos, abrigava o quartel do contingente policial destacado na cidade.  
 Fonte: Manoel Rosa Filho
CRUZEIRO FRENTE IGREJA SÃO JOÃO, FOTO: GILSON SOUSA
 
PATRONATO SANTANA: FOTO: GILSON SOUSA
  O edifício de dois pavimentos da praça do congresso foi, originalmente, residência do vigário Francisco Theotime Maria e Vasconcelos , também deputado provincial. Em 1958 foi vendido a paróquia pelo coronel João Batista Araujo Vasconcelos, quando estava a frente desta paróquia o PE. Joviniano Loiola Sampaio. Recuperado para abrigar o patronato Santana, escola de iniciação eclesiástica dirigida pelas irmãs filhas de Sant´Anna, mais tarde foi a primeira cede do colégio João cordeiro. Ao longo do tempo, o prédio abrigou, além de lojas e residências, a Agência de estatística do IBGE, Delegacia de Policia, Cartório Eleitoral e Centro de Memória da Administração Municipal.
 Fonte: Manoel Rosa Filho

PINTURAS RUPESTRE - SERROTE DA ROLA EM SANTANA DO ACARAÚ - Fonte: Internet
CENTRO CULTURAL - Fonte: Internet
ESTÁDIO BRAIZÃO - Fonte: Internet
COLÉGIO JOÃO CORDEIRO - Fonte: Internet
Logo Colégio João Cordeiro - Fonte: Internet

Colégio: Centro Educacional Municipal João Cordeiro
Este estabelecimento foi fundado em 10 de janeiro de 1970, funcionando no Patronato Sant’Ana com uma turma de 07 professores e como diretor Pe. Francisco José Aragão e Silva, com um total de 52 alunos.
No início era mantido pela Fundação Maximiniano Linhares Figueiredo, depois passou a ser mantido pela Prefeitura Municipal. Depois quando construíram o prédio atual apenas com oito salas, mudou-se no ano de 1970 onde funciona até os dias atuais. No período de 1973 a 1977, pelo Prefeito José Ananias Vasconcelos e terminando na administração do Prefeito João Batista Araújo. O objetivo da fundação deste estabelecimento era atender a comunidade de baixa renda e moradores da cidade, com o aumento das matrículas foram feitas mais quatro salas na administração do Prefeito Dr. Chagas Feijão e Dra. Socorro Vasconcelos Carneiro no período de 1983/1989, Sendo uma escola pública atende aos alunos de 06 a 14 anos, isto é, Ensino Fundamental. Mas, para atender aos demais alunos que estão fora desta faixa etária oferece a comodidade da Educação de Jovens e Adultos.
Atualmente a escola conta com 36 professores, 81 funcionários e uma quantidade de 1.072 alunos, sua estrutura física é comporta por 18 salas de aula, onde 4 funciona em um anexo na Escola Santa Terezinha com quatro salas de 9º ano, no turno matutino, Distribuídas nessas 18 salas de aula funcionam 37 turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Conta também com um laboratório de informática, uma sala de leitura, uma quadra esportiva, e o pátio coberto.
O calendário e o currículo da escola são elaborado pela Secretaria de Educação do Município, perfazendo 200 dias letivos e uma carga horária de 800 horas aulas.
A escola teve como nome Ginásio João Cordeiro, depois Colégio João Cordeiro, atualmente Centro Educacional Municipal João Cordeiro, em homenagem ao filho ilustre de nossa terra: João Cordeiro. Os diretores que administraram a escola foram:
1.      Diretor: Pe. Francisco José Aragão e Silva - 2.      Diretor: Ir. Ana Sebastiana de Oliveira
3.      Diretor: Ir. Ana Tereza - 4.      Diretor: Maria José Teixeira
5.      Diretor: Ana Lourdes de Vasconcelos Oliveira  - 6.      Diretor: Maria de Fátima C. Cavalcante
7.      Diretor: Maria de Fátima Torres - 8.      Diretor: Raimundo Nonato Arcanjo
9.      Diretor: Maria Aparecida Gomes de Lima - 10.  Diretor: Maria Zélia Cavalcante
11.  Diretor: Vilma Maria Lopes Vera Cruz  - 12.  Diretor: Ana Bernadete Sousa de Vasconcelos
13.  Diretor: Ana Lúcia de Melo.  - 14.  Maria José Cavalcante (Estrela)
15.  Raimunda Neuma Farias
Fonte: Maria Possinia Gomes

ALCIONE CLUBE - Fonte: Internet
JOSÉ JOAQUIM SOARES - Fonte: Internet
CÂMARA MUNICIPAL - Fonte: Internet

AVENIDA SÃO JOÃO - Fonte: Internet

Comentários

  1. Muito legal!Eui passei uma semana em Mutambeiras e vi todos esses pontos!

    ResponderExcluir
  2. Essa foto são muito interessantes... adorei a do João Cordeiro de antigamente!

    ResponderExcluir
  3. muito criativo de sua parte gostei d+++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  4. É um trabalho muito bem elaborado, o blog contém informações preciosas.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro essa minha cidade, mutambeiras e S. do acaraú...adorei essas fotos Olando Candido Belém Pará

    ResponderExcluir
  6. eu amo santana do acarau;mais o prefeito de santana nao fez para o povo.isso e uma injustica para o povo santanensse.

    ResponderExcluir
  7. Ao ver o seu blog tive uma agradavel surpresa de ver a biografia de meu pai,Raimundo Ademar Magalhaes.

    Adonias Magalhaes
    Recife, 01 de setembro de 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder lhe proporcionar essa surpresa!

      Abraços amigo!

      Excluir
  8. Sou de Massapê, mas meu pai, avó e tios são de Santana e eu tenho um carinho enorme por essa cidade.

    ResponderExcluir
  9. santana está precisando de politicos que compromisso com a cidade e com o povo caso contrario continuará sendo sempre este mar de lama

    ResponderExcluir
  10. cade a igreja matriz antiga
    feita de barro

    ResponderExcluir
  11. sou natural de santana e alguns anos moro em fortaleza,é muito bom ver todas essas fotos pois da p matar um pouquinho da saudade. parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. Terra natal de Chagas Vasconcellos e do poeta Alcides Pinto, entre outras importantes personalidades cearenses, Santana do Acaraú é um dos mais importantes municípios do Ceará. Exposição de Fotos, mostradas no Blog do Gílson Sousa, foi algo espetacular. Blog do Gilson Sousa é o porta voz social, cultural e político de Santana do Acaraú. Maravilhoso Blog. Saudações do Blog do Professor Tim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Professor Tim, Peço-lhe desculpas por não ter agradecido antes seu comentário. Só agora percebi. É uma honra tê-lo como visitante. Obrigado pelos elogios ao meu humilde Blog. Abraços. Email pessoal para alguma sugestão. fgilsonsousa@hotmail.com. Abraços...

      Excluir
  13. ondes estãos os padres filhos ilustre de Santana do Acaraú? nao temos??

    ResponderExcluir
  14. foi morando de satana do acarau hoje moro em sp vi as foto deu para matar a saudade parabems pelo seu blog

    ResponderExcluir
  15. Cidade linda onde nasci, parabéns pelo o blog, estas fotos de Santana me fez lembrar minha infancia. Estudei no grupo Nazare Severiano, deixei muitos amigos, más por uma infelicidade, tive que mudar para Fortaleza e não mais voltei a esta cidade maravilhosa.
    Artêmio

    ResponderExcluir
  16. procuro minha mãe rosimeire maria de araujo conhecida por rosa e minha irmã horlanda conhecida por nanda quem conhecer ligar para 0418898169662 falar com webson

    ResponderExcluir
  17. olá, sou Jamille e estou fazendo meu tcc sobre a cidade Santana do Acarau, suas praticas religiosas, etc. sera que você Gilson podera me ajudar em algo mais aprofundado sobre o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamile obrigado pela visita ao meu blog!

      Não tenho muito material da história de Santana, estou tentando resgatar nossa história.

      Acesse esse site pode ser que você encontre algo que possa lhe ajudar em seu TCC. http://memorialdasenhorasantana.blogspot.com.br/ - Qualquer coisa entre em contato comigo através de meu Email: fgilsonsousa@hotmail.com

      Excluir
    2. Me fala, essa cidade só tem igreja católica? que preconceito é esse? Sr. blogueiro, seja imparcial, tem que mostrar todas as igrejas e credos.

      Excluir
    3. Gilso Sousa, parabéns pelo blog. Está muito bom!
      vi que tem no blog os padres que passaram por aqui. se aceitar uma modesta opinião. seria bom ver no blog tbm os prefeitos de santana. se vc poder acrescentá-los ao blog penso que enrtiqueceria mais ainda o blog.

      ao Anonimo desinformado, gostaria de dizer que tem sim outras religiões em Santana. porém, o intuito do blog é Resgatar a origem hiostórica de santana e, Santana é Originalmente Católica. sugiro ao Anonimo ai ler um pouco sobre a Origem de Santana, sobre a promessa feita que Deu origem a essa Cidade querida que nós Tanto amamos.
      Abraço amigo Gilson e Visitantes do blog

      Excluir
    4. Gilso Sousa, parabéns pelo blog. Está muito bom!
      vi que tem no blog os padres que passaram por aqui. se aceitar uma modesta opinião. seria bom ver no blog tbm os prefeitos de santana. se vc poder acrescentá-los ao blog penso que enrtiqueceria mais ainda o blog.

      ao Anonimo desinformado, gostaria de dizer que tem sim outras religiões em Santana. porém, o intuito do blog é Resgatar a origem hiostórica de santana e, Santana é Originalmente Católica. sugiro ao Anonimo ai ler um pouco sobre a Origem de Santana, sobre a promessa feita que Deu origem a essa Cidade querida que nós Tanto amamos.
      Abraço amigo Gilson e Visitantes do blog

      Excluir
    5. Caro amigo Wellington, obrigado pela opinião de acrescentar os prefeitos de Santana. Os nomes deles ja estão descritos acima, mas gostaria de acrescentar a história de cada um com suas fotos, mas é muito difícil conseguir esse material que como você mesmo falou enriqueceria mais ainda esta pagina do Blog. Conto com sua contribuição para que possamos alimentar essa pagina da melhor forma possível. Qualquer material que você tenha em mãos de Santana ou que saiba que algum amigo tenha, por favor me envie para que possa postar! Como você pode perceber essa pagina tem a contribuição de várias pessoas. Email para envio de materiais para ajudar na construção da página: fgilsonsousa@hotmail.com. Quanto ao anonimo é uma pena que ele não reconheça um trabalho que venho tentando realizar a vários anos! Obrigado pela visita! Abraços.

      Excluir
  18. Sou Chagas Lopes, radialista em Sobral e admirador das coisas de Santana do Acaraú, a historia de seu povo e de sua gente, cidade hospitaleira e acolhedora, Parabéns! Gostei muito das fotos e dos relatos históricos(biografias) de seus maiores benfeitores!d

    ResponderExcluir
  19. Coloque a foto da biografia de João Cordeiro, com a respectiva foto. Seja ético amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, Professor Francisco Mello, Minha intenção nesta pagina de meu Blog é a de reunir informações sobre filhos ilustres e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da Cidade de Santana do Acaraú e mostrar nossa cultura. Sou Leigo, a forma que encontrei de reunir essas informações foi através de pesquisas realizadas na internet, não quero aqui ferir ninguém, se a publicação na qual o senhor se referiu feri está "Ética". Por favor, peço-lhe que me oriente para que possa corrigir. Meu Email pessoal para que possa entrar em contato fgilsonsousa@hotmail.com. Agradeço sua visita.

      Excluir
  20. Coloque os créditos na biografia e foto de João Cordeiro.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da biografia do nosso dr.chagas...esse era um politico do povo...obg.Edson.

    ResponderExcluir
  22. Muito legal suas informações, pois pouco encontramos falando de nossa terra querida. Mas vc poderia atualizar as fotos de alguns pontos que hoje já estão com suas construções finalizadas. Parabéns!
    p.s: senti falta de uma foto do hospital da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pela visita em meu Blog, que bom ter gostado das informações postadas nele referente a nossa Santana do Acaraú, Esse é o verdadeiro intuito dessa pagina de meu Blog. Portanto, para mim fica muito difícil atualizá-lo, tenho minhas limitações, sou cadeirante pouco saiu de casa. Como você pode perceber nas legendas das fotos, Apenas algumas fotos foram tiradas por mim, conto com a ajuda dos amigos, vou juntando pedaços de matérias colhidas na internet, enfim faço o possível para melhor informar. Gostaria de pedir sua ajuda enviando-me fotos, fatos históricos, referentes a Santana. Meu Email Pessoal para envio de algum material é fgilsonsousa@hotmail.com Abraços...

      Excluir
  23. Desculpe-me, só agora percebi a foto.

    ResponderExcluir
  24. Sou filho de Santana, mas a quase vinte anos moro fora, atualmente em São Paulo.
    As informações trazidas neste blog me causaram uma viagem no tempo.
    Pouco visito minha cidade, apesar de toda a minha família ainda por ai morar (pais e irmãos). Vou, no máximo, uma vez por ano e nem todo ano visito.
    No entanto, gosto de ler notícias de Santana pela internet, rever, por fotos, os lugares de minha origem, como as maravilhosas fotos que encontrei neste blog, pois isso me fortalece, me lembra do lugar dificil do qual vim e vejo o quanto esse povo é forte, solidário e principalmente, batalhador.
    Obrigado Gilson, você me proporcionou bons e felizes momentos com suas informações.

    Paulo
    paulodnpm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de comentário, que bom poder proporcionar aos meus leitores esse momento de felicidade, em poder matar um pouco da saudade de nossa terrinha abençoada.
      Esse é o verdadeiro objetivo dessa página do blog.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  25. Excelente página, Gilson! Contribui para relembrar e divulgar para os nossos descendentes a História do nosso torrão. Vá em frente!
    José Fonteles Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado José Fonteles Costa, que bom que você gostou dessa pagina de meu Blog! Você relatou o verdadeiro intuito dessa pagina. Obrigado pela visita. Abraços

      Excluir
  26. obrigado Gilson Sousa, muito bonito bem feito seu trabalho seu blog,tudo sobre santanado acaraaú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço pela sua visita ao nosso Blog. Esse é o verdadeiro objetivo dessa pagina no Blog, proporcionar essa satisfação aos leitores, principalmente aos filhos de Santana que moram fora e que por algum motivo não podem vir aqui, para que eles possam matar um pouco da saudade da nossa acolhedora terrinha. Abraços

      Excluir
  27. todos dias olho seu blog, mais novidades mais bonito ,,vou decobrindo aos poucos da minha terra que amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amiga, tinha perdido o acesso a esse blog, vou tentar trazer mais novidades do nosso município!

      Excluir
  28. veja q na pág,,dos prefeito ñj tem n-6 então foi 37 prefeitos ao todos desde sua fudação certo?,,obrig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, eu também percebi que faltou o prefeito de número 6. Porém esses dados consegui com um amigo, não quis modificar por não ter dados suficientes para essa correção. Abraços...

      Excluir
  29. veja q na pág,,dos prefeito ñj tem n-6 então foi 37 prefeitos ao todos desde sua fudação certo?,,obrig

    ResponderExcluir
  30. Prezado Gilson,

    Li o seu blog, uma aula da história santanense!!

    Também sou santanense, e digo para os meus colegas recifenses, a internacionalmente conhecida, sou de Santana do Acaraú!

    ResponderExcluir
  31. Tio Gilson,
    Estava fazendo uma pesquisa e tudo que queria encontrei no seu blog, muito bom!

    Vc está de parabéns!
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raquel! Que bom que as informações contidas nessa pagina do Blog tenha ajudado em sua pesquisa. Conto com sua contribuição para que possamos alimentar essa pagina da melhor forma possível. Qualquer material que você tenha em mãos de Santana ou que saiba que algum amigo tenha, por favor me envie para que possa postar! Como você pode perceber essa pagina tem a contribuição de várias pessoas. Email para envio de materiais para ajudar na construção da página: fgilsonsousa@hotmail.com

      Excluir
  32. Excelente trabalho!!! Gilson
    Viviane Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Viviane, que bom que você gostou! Conto com sua contribuição para que possamos alimentar essa pagina da melhor forma possível. Qualquer material que você tenha em mãos de Santana ou que saiba que algum amigo tenha, por favor me envie para que possa postar! Como você pode perceber essa pagina tem a contribuição de várias pessoas. Email para envio de materiais para ajudar na construção da página: fgilsonsousa@hotmail.com

      Excluir
  33. Muito bom. Porém, CD os enfermeiros da cidade, que tbm forma muitos, e excelentes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo(a). Ainda não tenho essa informação a respeito dos enfermeiros. Obrigado pela dica! Conto com sua contribuição para que possamos alimentar essa pagina da melhor forma possível. Qualquer material que você tenha em mãos de Santana ou que saiba que algum amigo tenha, por favor me envie para que possa postar! Como você pode perceber essa pagina tem a contribuição de várias pessoas. Email para envio de materiais para ajudar na construção da página: fgilsonsousa@hotmail.com

      Excluir
  34. Oi amigo me chamo Ana Lucia Firmino Nogueira conheço a historia de nossa senhora sant'Ana desde quando perguntei a minha mae o porque do meu nome a origem dele ela nasceu e se criou ai em Santana do Acaraú da linda historia de fé veio o meu nome amo ahistoria do meu nome ela era solteira menina e prometeu a nossa senhora por o nome dela em uma de suas finhas, mae se perdeu de seus parentes e gostaria muito de revelos ela hoje tem seus 72 anos mais me conta tanta historias vividas nessa cidade linda e aconhedoura . muito obrigada eu estou apaixonada por essa belíssima historia de fé.amei esse blog. Se poder me ajude a encontrados ai hoje acho q só vive suas sobrilhas que o nome do pai delas se chamava na época Antônio da rocha.bjos meu numero (88) 999195380. A historia da cidade é expetacular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Vou tentar localizar as sobrinhas de sua mãe, enviei um watsapp para senhora solicitando mais informações. Agradeço muito por ter gostado dessa pagina do Blog. Abraços

      Excluir
  35. Grande Gilson,
    Parabéns pela postagem

    Lembro bem quando éramos "moleque" e estudávamos no João Cordeiro, parece que foi ontem.
    Quando, na impossibilidade de estar em Santana pessoalmente, sempre gosto de visitá-la virtualmente.
    Aproveito e envio um abraço para o seu irmão e meu amigo Edmilson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado RICARDECILO pela visita! Com certeza é muito prazeroso visitar Santana mesmo que seja virtualmente. esse é o objetivo dessa página do meu blog. Abraços. Meu Email particular para contato: fgilsonsousa@hotmail.com. Abraços.

      Excluir
  36. Olá amigo , me chamo Henrique Araújo sou médico nascido em Fortaleza e neto de Antônio Claudio de Araújo engenheiro civil formado em Ouro Preto , ( prefeito em 1950 ) e bisneto de João Alfredo de Araújo - coronel Joca ( prefeito em 1946 ). Gostaria de lhe dar os parabéns pelo excelente conteúdo de seu Blog e pedir que fale um pouco da Usina de algodão de nossa família Irmãos Araújo que foi muito importante na história da cidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dr. Henrique Araújo, no momento não tenho nenhum material relacionado a Usina de Algodão, mas tentarei coletar dados e posteriormente publicarei. Conto com sua contribuição para que possamos alimentar essa pagina da melhor forma possível. Qualquer material que você tenha em mãos de Santana ou que saiba que algum amigo tenha, por favor me envie para que possa postar! Como você pode perceber essa pagina tem a contribuição de várias pessoas. Email para envio de materiais para ajudar na construção da página: fgilsonsousa@hotmail.com

      Excluir
  37. Bom dia! O berço de minha família está aí. Meu bisavô era o sr. Tenente José luiz, conforme relatos de minha mãe. No próximo ano irei visitar o morro dos rochas, meu sobrenome. F. D. Rocha Cunha.
    Excelente trabalho o seu, parabéns!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia! O berço de minha família está aí. Meu bisavô era o sr. Tenente José luiz, conforme relatos de minha mãe. No próximo ano irei visitar o morro dos rochas, meu sobrenome. F. D. Rocha Cunha.
    Excelente trabalho o seu, parabéns!

    ResponderExcluir
  39. Bom dia! O berço de minha família está aí. Meu bisavô era o sr. Tenente José luiz, conforme relatos de minha mãe. No próximo ano irei visitar o morro dos rochas, meu sobrenome. F. D. Rocha Cunha.
    Excelente trabalho o seu, parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Minha família e dessa região,mais infelizmente não conheço ninguem.Me chamo Thiago Marques e meu Avô nasceu em santana do acarau. Se chama Geraldo Xavier Marques aos seus 97 anos de vida,lúcido e saudável!!!Sua mãe se chamava Raquel Marques e tinha uma tia chamada Maria José Marques.(85)99908.2493 OU 98523.1723

    ResponderExcluir
  41. Onde fica Antãs? Pertence a Santana do Acaraú?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, não conheço Antãs! Acredito que vc possa esta se referindo Intãs, E um interior que fica próximo a sede da nossa cidade, nao sei precisar quantos quilômetros. Mais acredito que seja entre 5 e 10 km. Obrigado pela visita!

      Excluir
  42. Onde fica Antãs? Pertence a Santana do Acaraú?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Nao conheço Antãs! Acredito que vc possa esta se referindo a Intãs. Uma localidade que fica situada aproximadamente 5 a 10 km da sede! Obrigado pela visita!

      Excluir
  43. Estou procurando na localidade de santa Rita António Albuquerque de Souza conhecido por "ANTOIO FELIU", foi encontrado uma moto abandonada em seu nome aqui no destacamento policial de Morrinhos
    Entrar em contato com o SARGENTO SIMAS
    FONE: 88 996743415

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo blog. Amei revê a cidade dos meus avós e do meu pai.Parabéns foi nostálgico.

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pelo blog. Amei revê a cidade dos meus avós e do meu pai.Parabéns foi nostálgico.

    ResponderExcluir
  46. Prezado Gilson
    Li toda história de Santana. Meu avô ( PEDRO CIARLINI JUNIOR) nasceu em Santana em 1905.poderia informar se na época existia alguma escola? Colégio interno? Igreja da época....preciso muito do registro dele de BATISMO ou crisma ou de escola.
    Filho de PEDRO CIARLINI( engenheiro da Dedocs) e GALDINA MOTTA Ciarlini. Desde já agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  47. Parabéns otima iniciativa de resgatar nossa origens deixando a bem acessivel.Adorei.

    ResponderExcluir
  48. Excelente blog. Muito interessante conhecer a história da cidade onde nasceram meus trisavós, bisavós e avós. José Nicodemos Cysne era irmão de minha bisavó. Eram descendentes de Joaquim Guilhermino Maria da Costa Cysne.

    ResponderExcluir
  49. Meus pais são dessa cidade ! Minha tia Zélia Cavalcante....Dr Fernando Felinto

    ResponderExcluir
  50. Famílias Carneiro e Cavalcante presentes em toda a história do município.

    ResponderExcluir
  51. Meu querido e falecido primo vereador João Batista Carneiro,meu tio vereador Zeca Sorongo,minha eterna lembrança.


    ResponderExcluir
  52. Maravilho seu blog, passei o dia todo pequisando pra um trabalho de escola da minha filha sobre o município, quando encontrei, consegui todas as respostas aqui inclusive as ilustrações, você esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  53. Muito bom... mas poderia ir sendo atualizado conforme fosse passando o tempo rs Ia nos ajudar muito mais... se bem que já ajuda bastante! Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Peço-lhes por gentileza não deixem de comentar!
Obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Inaugurada agência do INSS em Santana do Acaraú

Convite - Festa de Nossa Senhora de Fátima - Serrota